Sexta-feira, 19 de março de 2010 - 05h37
Nível do rio Machado subiu muito atingindo novamente diversos bairros da segunda maior cidade de Rondônia. Diversas casas estão alagadas na cidade.
Daniel Panobianco - Pela segunda vez em 2010, o nível do rio Machado subiu vertinosamente em Ji-Paraná, a segunda maior cidade de Rondônia, com mais de 110 mil habitantes. Desse total, pelo menos 12 mil são afetados direta e indiretamente quando o nível do rio ultrapassa a cota de permanência para enchentes que é de 9,78 metros; Sejam os moradores de sítios, chácaras e fazendas às margens do rio ou os moradores ribeirinhos, de bairros com relevo mais baixo que o rio ou comerciantes do Segundo Distrito (Zona Leste), que ficam ilhados com a enchente.
Em 16 de fevereiro desse ano, o Machado atingiu o limite de 11,46 metros, segundo dados obtidos pela régua da estação telemétrica operada pela ANA (Agência Nacional de Águas). Mais de 4 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas (foram para a casa de amigos e/ou parentes) e duas mil residências foram afetadas diretamente pela enchente.
Na madrugada desta sexta-feira (19), o nível do rio voltou ao patamar dos 11 metros, já deixando muitos moradores preocupados com a enchente. Alguns, já haviam deixado suas casas ao final da noite de ontem temendo uma elevação ainda maior nas próximas horas.Os mais antigos dizem que a enchente mais severa e duradoura ocorre em meados do dia de São José, que por sinal é hoje. Após a data do Santo da chuva, o nível dos rios começa a diminuir gradualmente.
A média de registro dos últimos anos em Ji-Paraná revela que as maiores enchentes ocorreram entre 10 de fevereiro e 30 de março, sendo a maior, de 1986 atingindo a marca de 13 metros, quando as águas viraram correnteza sobre a rodovia BR-364 alagando até a Vila Jotão.
(Enchente recorde de 1986 em Ji-Paraná, quando a correnteza invadiu o comércio, parte da BR-364 engolindo 30% do perímetro urbano)
A previsão para este final de semana, segundo os institutos de meteorologia é de chuvas isoladas no centro-sul de Rondônia, região da bacia hidrográfica do Machado. Mesmo assim, a preocupação com uma elevação ainda maior, existe.
Dados: ANA
(Fonte: De olho no tempo)
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade
O Mercado Cultural de Porto Velho se transformou, na noite desta quinta-feira (20), em um grande palco de celebração, reflexão e resistência. O espaço

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade
Rondônia inteira e as cidades vizinhas estão sendo convidadas a prestigiar a programação completa do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, que c

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira
A Praça Aluízio Ferreira continua sendo ponto de encontro das famílias. Na noite de ontem (19), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de De

Sebrae em Rondônia reforça agenda inovadora com minuta da Lei de Inovação de Cacoal
O Sebrae em Rondônia apresentou, na manhã desta terça-feira (18), na Prefeitura Municipal de Cacoal, a minuta da Lei Municipal de Inovação. O docume
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)