Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

No dia de São José, enchente volta a castigar Ji-Paraná (RO)



Nível do rio Machado subiu muito atingindo novamente diversos bairros da segunda maior cidade de Rondônia. Diversas casas estão alagadas na cidade.

Daniel Panobianco - Pela segunda vez em 2010, o nível do rio Machado subiu vertinosamente em Ji-Paraná, a segunda maior cidade de Rondônia, com mais de 110 mil habitantes. Desse total, pelo menos 12 mil são afetados direta e indiretamente quando o nível do rio ultrapassa a cota de permanência para enchentes que é de 9,78 metros; Sejam os moradores de sítios, chácaras e fazendas às margens do rio ou os moradores ribeirinhos, de bairros com relevo mais baixo que o rio ou comerciantes do Segundo Distrito (Zona Leste), que ficam ilhados com a enchente. 

Em 16 de fevereiro desse ano, o Machado atingiu o limite de 11,46 metros, segundo dados obtidos pela régua da estação telemétrica operada pela ANA (Agência Nacional de Águas). Mais de 4 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas (foram para a casa de amigos e/ou parentes) e duas mil residências foram afetadas diretamente pela enchente. 

Na madrugada desta sexta-feira (19), o nível do rio voltou ao patamar dos 11 metros, já deixando muitos moradores preocupados com a enchente. Alguns, já haviam deixado suas casas ao final da noite de ontem temendo uma elevação ainda maior nas próximas horas.Os mais antigos dizem que a enchente mais severa e duradoura ocorre em meados do dia de São José, que por sinal é hoje. Após a data do Santo da chuva, o nível dos rios começa a diminuir gradualmente. 

A média de registro dos últimos anos em Ji-Paraná revela que as maiores enchentes ocorreram entre 10 de fevereiro e 30 de março, sendo a maior, de 1986 atingindo a marca de 13 metros, quando as águas viraram correnteza sobre a rodovia BR-364 alagando até a Vila Jotão.

(Enchente recorde de 1986 em Ji-Paraná, quando a correnteza invadiu o comércio, parte da BR-364 engolindo 30% do perímetro urbano)

A previsão para este final de semana, segundo os institutos de meteorologia é de chuvas isoladas no centro-sul de Rondônia, região da bacia hidrográfica do Machado. Mesmo assim, a preocupação com uma elevação ainda maior, existe.

Dados: ANA
(Fonte: De olho no tempo)

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç