Porto Velho (RO) quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

No dia de São José, enchente volta a castigar Ji-Paraná (RO)



Nível do rio Machado subiu muito atingindo novamente diversos bairros da segunda maior cidade de Rondônia. Diversas casas estão alagadas na cidade.

Daniel Panobianco - Pela segunda vez em 2010, o nível do rio Machado subiu vertinosamente em Ji-Paraná, a segunda maior cidade de Rondônia, com mais de 110 mil habitantes. Desse total, pelo menos 12 mil são afetados direta e indiretamente quando o nível do rio ultrapassa a cota de permanência para enchentes que é de 9,78 metros; Sejam os moradores de sítios, chácaras e fazendas às margens do rio ou os moradores ribeirinhos, de bairros com relevo mais baixo que o rio ou comerciantes do Segundo Distrito (Zona Leste), que ficam ilhados com a enchente. 

Em 16 de fevereiro desse ano, o Machado atingiu o limite de 11,46 metros, segundo dados obtidos pela régua da estação telemétrica operada pela ANA (Agência Nacional de Águas). Mais de 4 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas (foram para a casa de amigos e/ou parentes) e duas mil residências foram afetadas diretamente pela enchente. 

Na madrugada desta sexta-feira (19), o nível do rio voltou ao patamar dos 11 metros, já deixando muitos moradores preocupados com a enchente. Alguns, já haviam deixado suas casas ao final da noite de ontem temendo uma elevação ainda maior nas próximas horas.Os mais antigos dizem que a enchente mais severa e duradoura ocorre em meados do dia de São José, que por sinal é hoje. Após a data do Santo da chuva, o nível dos rios começa a diminuir gradualmente. 

A média de registro dos últimos anos em Ji-Paraná revela que as maiores enchentes ocorreram entre 10 de fevereiro e 30 de março, sendo a maior, de 1986 atingindo a marca de 13 metros, quando as águas viraram correnteza sobre a rodovia BR-364 alagando até a Vila Jotão.

(Enchente recorde de 1986 em Ji-Paraná, quando a correnteza invadiu o comércio, parte da BR-364 engolindo 30% do perímetro urbano)

A previsão para este final de semana, segundo os institutos de meteorologia é de chuvas isoladas no centro-sul de Rondônia, região da bacia hidrográfica do Machado. Mesmo assim, a preocupação com uma elevação ainda maior, existe.

Dados: ANA
(Fonte: De olho no tempo)

Mais Sobre Municípios

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Buscando garantir a imunização de cães e gatos contra a raiva, o município promove, até essa semana, a vacinação antirrábica em animais de estimação d

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

A Prefeitura de Vilhena iniciou na manhã desta sexta-feira, 21, o pagamento da bonificação extraordinária no valor do salário base de cada categoria

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad