Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Mutirão da reforma agrária realiza 1.500 atendimentos


A superintendência do Incra em Rondônia contabilizou cerca de 1.500 atendimentos às famílias dos assentamentos localizados no município de Machadinho d’Oeste (RO), realizado entre os dias 29 e 30 de abril e 1º de maio. O objetivo foi dar agilidade aos processos de titulação dos lotes e a regularização ambiental através do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

As principais demandas de atendimento foram nas áreas de cálculo do valor do título para pagamento e negociações com os incentivos previstos em lei, consultas ao Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (SIPRA), licenciamento ambiental através do CAR e inscrição de famílias no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único).

O coordenador da área de consolidação de assentamentos da sede do Incra em Brasília, Celso Aparecido Florêncio, acompanhou o evento em Rondônia e afirmou que a iniciativa supera entraves históricos do órgão, além de encurtar o caminho entre os gestores e beneficiários e reduzir custos administrativos.

“O mutirão propiciou condições para o beneficiário ficar bem informado sobre seu problema, dar os encaminhamentos práticos até o título definitivo da terra, com a vantagem ainda de inserir novas famílias no Cadastro Único, ampliando seus benefícios”, constatou o coordenador. Segundo ele o modelo de mutirão será proposto para as regionais de Santarém (PA) e Maranhão, locais com assentamentos muito antigos.

O casal do assentamento Tabajara II, Maria Vagmagre Ramos e Gerson Vieira Ramos, entregou toda a documentação necessária para a titulação de seu lote, ocupado há 16 anos pela família. “Vivemos do lote com criações e plantando feijão e milho e foi ótimo o Incra ter feito isso para nós. Agora tá tudo normalizado, regularizado”, disse Maria.

Machadinho d'Oeste foi inserido no Arco de Fogo e está na prioridade do governo federal para a regularização fundiária e ambiental de seus 17 assentamentos, com oito mil famílias. Foram para o local cerca de 40 servidores da instituição e houve também o apoio da prefeitura e da câmara municipal, Sedam, Emater e Ceplac.

Grande demanda

"Decidimos por esse esforço porque a demanda por títulos é imensa em todo o estado e conforme os títulos forem emitidos, vamos estendendo a iniciativa para outros municípios, porque só tem a trazer benefícios para os assentados e vai ampliar o acesso dessas famílias às políticas públicas", avaliou o superintendente do Incra em Rondônia, Luis Flavio Carvalho Ribeiro.

O engenheiro agrônomo Josimar Moreira Barros, supervisor da Emater no programa Ater do Incra, disse que a regularização fundiária vai contribuir para o avanço da assistência técnica aos assentamentos. “Tem sido um grande gargalo já que o município é reforma agrária. E essa iniciativa vai dar um ânimo maior. Foi um marco para a regularização fundiária do município”.

“Depois de muitos anos sem título, o mutirão vai trazer um resultado muito positivo e os agricultores estão muito ansiosos”, afirmou a servidora do setor de titulação do Incra, Lourdes Moraes. Segundo ela, a equipe do setor vai fazer o possível para resolver todas as situações pendentes nos processos. “No que pudermos fazer para resolver, vamos fazer”, garantiu

Fonte: Jeanne Machado
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

A noite do dia 25 de dezembro, durante o Natal de Luz no Parque da Cidade, reuniu milhares de pessoas e marcou a programação especial do período natal

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)