Segunda-feira, 8 de outubro de 2018 - 11h07
O Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO) expediu notificação à Prefeitura de Ji-Paraná para que adote as medidas necessárias à publicação diária das edições do Diário Oficial do Município na internet, respeitando a compatibilidade entre a data da edição e a da efetiva disponibilização.
A notificação recomendatória – instrumento adotado nos últimos anos pelo MPC para salvaguardar o erário e agir preventivamente na defesa do interesse e do patrimônio público – está cadastrada sob o número 001/2018/GPAMM.
Entre os fundamentos para a expedição da notificação, está a constatação, pelo órgão ministerial, da omissão do município de Ji-Paraná no que se refere à disponibilização atualizada das edições de seu diário na rede mundial de computadores, já que, à época da verificação, constava como última publicação a edição 2.838, de 18 de julho de 2018.
Também não foi localizada publicação dos atos do município no diário da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), outra possibilidade, conforme jurisprudência do Tribunal de Contas (TCE-RO).
De acordo com o MPC, a ausência ou retardo das publicações, além de afrontar princípios constitucionais, entre os quais, acesso à informação e transparência, reflete direta e negativamente no início da contagem de prazos administrativos, podendo, inclusive, tornar nulos os atos municipais e resultando, consequentemente, em responsabilização dos gestores, dada a ausência de publicidade.
Diante disso, o Ministério Público de Contas estipulou prazo ao gestor do município de Ji-Paraná para a comprovação das providências adotadas, visando à regularização da mencionada infração.
O inteiro teor da notificação recomendatória pode ser acessado na página eletrônica do Ministério Público de Contas (acesse aqui), no link “Notificações”.
Notificação Recomendatória nº 001/2018/GPAMM
Mutirão do governo de RO vai intensificar regularização do Bairro Costa e Silva, em Porto Velho
Moradores do Bairro Costa e Silva, em Porto Velho, estão sendo beneficiados com atendimentos diários para obtenção do título definitivo de proprieda
Prefeito Léo Moraes combate o comércio ilegal de fiação elétrica em Porto Velho
Na manhã desta quinta-feira (8), o prefeito de Porto Velho (RO), Léo Moraes (PODE), começou os trabalhos executivos no pátio do Comando Geral da Pol
O Projeto de Lei Complementar 1372/25, encaminhado pelo prefeito Léo Moraes, que regulamenta e institui a criação da Agência Reguladora dos Serviços
Projeto da Prefeitura de Porto Velho que cria a Guarda Municipal é aprovado
No início da tarde desta terça-feira (6), a Câmara de Vereadores de Porto Velho aprovou por maioria absoluta o projeto de Lei Complementar 1369/25,