Segunda-feira, 8 de outubro de 2018 - 11h07
O Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO) expediu notificação à Prefeitura de Ji-Paraná para que adote as medidas necessárias à publicação diária das edições do Diário Oficial do Município na internet, respeitando a compatibilidade entre a data da edição e a da efetiva disponibilização.
A notificação recomendatória – instrumento adotado nos últimos anos pelo MPC para salvaguardar o erário e agir preventivamente na defesa do interesse e do patrimônio público – está cadastrada sob o número 001/2018/GPAMM.
Entre os fundamentos para a expedição da notificação, está a constatação, pelo órgão ministerial, da omissão do município de Ji-Paraná no que se refere à disponibilização atualizada das edições de seu diário na rede mundial de computadores, já que, à época da verificação, constava como última publicação a edição 2.838, de 18 de julho de 2018.
Também não foi localizada publicação dos atos do município no diário da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), outra possibilidade, conforme jurisprudência do Tribunal de Contas (TCE-RO).
De acordo com o MPC, a ausência ou retardo das publicações, além de afrontar princípios constitucionais, entre os quais, acesso à informação e transparência, reflete direta e negativamente no início da contagem de prazos administrativos, podendo, inclusive, tornar nulos os atos municipais e resultando, consequentemente, em responsabilização dos gestores, dada a ausência de publicidade.
Diante disso, o Ministério Público de Contas estipulou prazo ao gestor do município de Ji-Paraná para a comprovação das providências adotadas, visando à regularização da mencionada infração.
O inteiro teor da notificação recomendatória pode ser acessado na página eletrônica do Ministério Público de Contas (acesse aqui), no link “Notificações”.
Notificação Recomendatória nº 001/2018/GPAMM
Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), concluiu uma obra histórica de iluminação pública ao longo de do
Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes
A Prefeitura de Porto Velho anunciou o planejamento do maior concurso público da história da capital. Com salários que podem chegar a R$ 22 mil, o cer
Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho
A estudante Elke de Souza, moradora do bairro Rio Madeira em Porto Velho, é mãe de duas crianças: Luís Henrique Vieira, 8 anos, e da Helena Vieira, 7
Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil
A luta por um mundo mais seguro para as crianças é o foco da campanha “Carinho não é Segredo”, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, sob a articul