Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Município de Machadinho é notificado pelo MPC devido a falhas em licitação


O Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO) emitiu notificação recomendatória à Prefeitura de Machadinho do Oeste para que corrija o edital do Pregão Eletrônico nº 06/SEMSP/2018, que se destina à contratação de serviços de limpeza, manutenção, reparos e conservação de bens, imóveis, vias e demais logradouros do município e dos distritos.

Os motivos que levaram o MPC a expedir, no último dia 19 de abril, a Notificação Recomendatória nº 003/2018/GPEPSO foram falhas verificadas no edital, como o estabelecimento do critério “menor preço por lote” como item de julgamento; a não separação dos serviços previstos na licitação em lotes; a falta de planilhas referentes à composição de custos; assim como inconformidades relativas às exigências de capacidade técnico-operacional das possíveis empresas interessadas, entre outros.

CORREÇÕES

Devido às falhas verificadas, o MPC, em sua notificação, requer ao município que reelabore e republique o edital e os anexos do mencionado pregão eletrônico, com nova abertura de prazos e disponibilização de documentos aos interessados, incluindo a separação do objeto em dois lotes distintos: um para serviços relacionados à limpeza urbana e outro, para serviços elétricos.

Requer também que seja previsto no edital o critério de julgamento “menor preço por lote”, além da elaboração de planilha de custos unitários dos serviços, materiais e insumos associados ao objeto do pregão e fixação de percentuais mínimos de aceitabilidade do atestado de capacidade técnica.
 
Ainda que se retire ou altere a redação do instrumento de convocação para incluir a disposição em tópico que trate especificamente do atestado de capacitação técnico-profissional e, nesse caso, esclareça qual é a parcela do serviço de maior relevância.

Fez também o órgão ministerial importante recomendação aos gestores para que, em futuras licitações dessa natureza, adotem, como critério de julgamento, “menor preço por item” ao “menor preço por lote” e, ainda, a adoção do “menor preço por lote” ao “menor preço global”.
 
Tais medidas, que estão em harmonia com entendimentos dos órgãos de controle, buscam elevar a concorrência do certame e selecionar a proposta mais vantajosa para a o poder público, desde que isso não leve à perda do conjunto ou da economia de escala, bem como cause prejuízo à celeridade da licitação, excessiva pulverização de contratos ou assinatura de contratos de pequena expressão econômica.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho

Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), concluiu uma obra histórica de iluminação pública ao longo de do

Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes

Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes

A Prefeitura de Porto Velho anunciou o planejamento do maior concurso público da história da capital. Com salários que podem chegar a R$ 22 mil, o cer

Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho

Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho

A estudante Elke de Souza, moradora do bairro Rio Madeira em Porto Velho, é mãe de duas crianças: Luís Henrique Vieira, 8 anos, e da Helena Vieira, 7

Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil

Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil

A luta por um mundo mais seguro para as crianças é o foco da campanha “Carinho não é Segredo”, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, sob a articul

Gente de Opinião Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)