Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Município de Cujubim adere ao Selo UNICEF em prol das crianças e adolescentes


 
A Prefeitura de Cujubim organiza um encontro com representantes de áreas envolvidas com a proteção de crianças e adolescentes, e toda população do município. O objetivo da reunião que ocorrerá no dia 18 e 19 de março é apresentar e concretizar a adesão do Selo UNICEF. 

O Selo UNICEF Município Aprovado, é um reconhecimento internacional concedido a municípios brasileiros do Semiárido e da Amazônia Legal, que alcançarem importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes. 

Ao mobilizar gestores e a população, a metodologia do Selo tem contribuído para que os municípios conquistem importantes melhorias na vida de crianças e adolescentes do Semiárido. Entre os resultados alcançados nos últimos anos, está a redução da mortalidade de crianças menores de um ano. De 2004 a 2006, esse indicador caiu 15,2% nos municípios da região que foram certificados pelo UNICEF. A média nacional de queda do indicador, nesse mesmo período, foi de 3,1%. Da mesma forma, o crescimento do acesso ao exame pré-natal no Semiárido foi muito acima da média nacional. O número de mulheres com sete ou mais consultas de pré-natal aumentou 30,2% nos municípios que receberam a certificação, enquanto o crescimento médio do País ficou em 7%. 

Com o Selo UNICEF Município Aprovado, a busca por melhorias na vida das crianças e dos adolescentes no município ganha vida, fazendo com que todo mundo participe: os prefeitos e suas equipes, outros gestores públicos, professores, ONGs, famílias, empresas de diversos portes e as próprias crianças e os próprios adolescentes. Todos os envolvidos passam a se sentir mais responsáveis pela melhoria das condições de vida em seu município. 

A principal missão do Selo UNICEF é assegurar que cada criança e adolescente tenham seus direitos integralmente cumpridos e protegidos. 

Para a Franciane Sampaio, secretária municipal de assistência social, com a adesão inicia o momento de juntar forças para a concretização de ações voltadas aos direitos da criança e adolescente. “Será um desafio para o município, mas o poder público está empenhado em mudar os baixos índices de desenvolvimento da criança e do adolescente”, garante. 

As cidades que fizeram a adesão ao selo têm até o ano de 2012 para planejar, executar e monitorar as metodologias que o UNICEF impõe. As principais áreas de atuação serão no campo da saúde, educação e desenvolvimento social. “Se cada um se preocupar e se ocupar com essa causa, vamos conseguir de mãos dadas, melhorar a vida das crianças e dos adolescentes de nosso município” – ressaltou Wesley Gonzaga, diretor de assistência social de Cujubim. 

Saiba mais sobre o SELO 

O Selo nasceu e se desenvolveu inicialmente no Ceará, em 1999. Nesse Estado, aconteceram três edições do Selo, que testaram e comprovaram sua eficiência na mobilização pelos direitos das crianças e dos adolescentes. O modelo também foi testado e aprovado em uma edição na Paraíba, em 2002. 

Na primeira edição do Selo para o Semi-Árido, em 2005-2006, 1.179 municípios aceitaram o desafio de Alcançar resultados concretos para as crianças e os adolescentes nas áreas de saúde, educação e proteção, e de Desenvolver e adotar, na gestão municipal, políticas públicas e programas sociais mais efetivos, das crianças com participação, dos adolescentes e das comunidades. 

Em abril de 2007, uma segunda edição do Selo Semi-Árido não foi lançada, convocando novamente os municípios para que participem desse grande Esforço que acelera a melhoramentos e impacta direta e Rapidamente a vida de milhões de meninos e meninas brasileiros. 

Na edição 2007-2008 do Selo, 1.128 municípios aderiram ao desafio de Alcançar resultados concretos para as crianças e os adolescentes nas áreas de saúde, educação e proteção, e de desenvolver e adotar, na gestão municipal, com políticas públicas e programas mais efetivos, participação das crianças, dos adolescentes e das comunidades. 

Fonte: Ascom/PMC e http://www.unicef.org.br

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)