Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MPF visita Flona do Bom Futuro para verificar situação de saúde e educação


 
Moradores relataram poucas melhoras desde 2009; MPF cobra providências 

O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) visitou na última segunda-feira, 12 de abril, a comunidade de Rio Pardo, localizada na Floresta Nacional (Flona) do Bom Futuro. Uma reunião foi realizada como parte do acompanhamento do MPF em relação à estruturação efetiva das condições de saúde e educação para os moradores da localidade.

Durante a reunião, o procurador regional dos direitos do cidadão, Ercias Rodrigues de Sousa, fez esclarecimentos aos moradores sobre o papel do Ministério Público Federal e destacou que o objetivo do órgão neste caso é cobrar da administração pública municipal e estadual condições mínimas de saúde e educação para a comunidade da Flona.

Os moradores relataram que muitas crianças não estão freqüentando a escola devido à falta de transporte e à má condição das estradas. Eles também informaram que os alunos que conseguem chegar até a escola se deparam com situações precárias.

Devido às dificuldades com estruturas físicas, foi elaborado um projeto para agrupar as escolas que estão dentro da Flona e atualmente um único colégio funciona em Rio Pardo. Este colégio funciona como uma extensão da escola Cora Coralina, de Jacy-Paraná, e atende todas as crianças da comunidade, mas enfrenta problemas de condições sanitárias, salas sem ventilação e escuras, falta de água e número reduzido de salas.

A representante da escola, professora Marilda Barbosa Oliveira, relatou que os problemas apontados em 2009 não foram resolvidos e que os pais estão preocupados, pois não querem que os filhos percam o ano letivo novamente.

Com relação às péssimas condições das estradas, um representante da Secretaria Municipal de Obras (Semob) presente à reunião informou que o órgão vai elaborar um projeto para ser entregue ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela administração da Flona. O futuro projeto servirá para dar continuidade ao encascalhamento das estradas, utilizando material de áreas já devastadas. A Semob também vai propor uma forma de compensação ambiental.

Após feito esse trabalho de encascalhamento, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai assegurar o transporte escolar para as crianças da comunidade, já que muitos estudantes atualmente utilizam transportes impróprios, como cavalos e motocicletas.

Foi acordado entre os participantes da reunião que até o dia 27 de abril todas as solicitações serão atendidas. O MPF/RO informou que vai inspecionar o cumprimento das metas. O morador de Rio Pardo, José Damião Silva, disse que todos na comunidade estão esperançosos pelas possibilidades de melhorias. “Os nossos pedidos precisam ser atendidos para que todos na comunidade possam viver com dignidade”, enfatizou.

Participaram da reunião os moradores de toda a comunidade da Flona e representantes do MPF, Semed, Semob e ICMBio.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Uma época de sonhos, magia, amor e gratidão: assim podemos definir o período de final de ano em Porto Velho, que contará com um cenário inédito mont

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)