Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MPF recomenda que prefeitura de Ji-Paraná regularize situação da merenda escolar


Quase oito mil alunos de Ji-Paraná receberam merenda escolar em 2013. No entanto, só há duas nutricionistas contratadas pela prefeitura para fazer o diagnóstico e acompanhamento nutricional destes estudantes. O número mínimo de profissionais que estabelece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é de um nutricionista responsável mais três nutricionistas do quadro fixo de contratados, além de um nutricionista a cada fração de dois mil e quinhentos alunos. Desta forma, a prefeitura de Ji-Paraná deveria ter pelo menos sete profissionais de Nutrição atuando para proporcionar qualidade à merenda escolar.
 

Os dados fazem parte de uma investigação do Ministério Público Federal (MPF) em Ji-Paraná, que apurou a insuficiência de nutricionistas no sistema municipal de ensino. Após ser questionado pelo MPF, o Conselho Municipal de Educação informou que o número reduzido de nutricionistas “compromete a qualidade do servido prestado”. O Conselho também relatou que já havia solicitado à prefeitura a contratação de mais nutricionistas.
 

A investigação do MPF também apontou que o Conselho de Alimentação Escolar - órgão deliberativo, de fiscalização e assessoramento – não tem infraestrutura para executar suas atividades.
 

Por estas razões, o MPF expediu uma recomendação ao prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, para que em 30 dias sejam adotadas as seguintes providências: contratação de nutricionistas em número suficiente para atender a merenda escolar; garantir infraestrutura ao Conselho de Alimentação Escolar, principalmente transporte para visitas às escolas, equipamentos de informática e local para realização de reuniões; e infraestrutura para armazenamento de alimentos nas escolas.
 

Na recomendação, o procurador da República Henrique Felber Heck estabeleceu prazo de 20 dias para o prefeito responder se cumprirá as medidas recomendadas e apresentar cronograma.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)