Terça-feira, 12 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MPE: Vilhena recebe projeto pela educação


Identificar os motivos dos baixos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas e verificar se os recursos públicos destinados à educação estão sendo devidamente aplicados são alguns dos objetivos do Projeto Ministério Público Pela Educação (MPeduc). A iniciativa é uma parceria entre o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público de Rondônia (MP/RO). Em Vilhena, o projeto já está em andamento.

No começo de maio, foi realizada a primeira reunião do MPeduc, com a presença do prefeito de Vilhena, José Rover, representantes dos conselhos sociais (Conselho de Alimentação Escolar - CAE, Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, Conselho Tutelar e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), da Secretaria Municipal de Educação, entre outras instituições envolvidas, a fim de expor os principais objetivos do projeto, bem como suas fases de implementação.

Segundo o Procurador da República Daniel Lôbo, da região do Cone Sul de Rondônia, Vilhena foi o município escolhido por ser o mais populoso e desenvolvido da região. Com isso, tem mais condições de ajustar os eventuais problemas que sejam identificados.

Além disso, o objetivo é expandir, gradativamente, o projeto aos nove municípios que compõem a região, que apresentam relativamente pouca diferença no Ideb entre si - variando entre 5,0 e 6,1, sendo que Vilhena teve índice de 5,7 em 2013.

Embora Vilhena tenha ultrapassado a meta estabelecida para 2013 (índice de 5,1), o objetivo do Ideb é alcançar nota seis até 2022. A média corresponde ao sistema educacional de países desenvolvidos.

A próxima etapa do projeto consiste na aplicação de um questionário elaborado pelos MPs para as escolas, conselhos e gestores. As respostas servirão para identificar as escolas que apresentem maior índice de problemas educacionais e a ordem de participação no MPEduc será de acordo com os colégios com mais dificuldades.

Ao final do projeto será realizada uma audiência pública para integrar a sociedade de modo que possa participar de debates acerca da educação local. Daniel Lôbo afirma que “é importante conscientizar a sociedade sobre seu direito de ter acesso a um serviço de educação de qualidade, bem como sobre seu dever em contribuir para que esse serviço seja adequadamente prestado”.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 12 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Feirão do Emprego é sucesso e reúne milhares de pessoas em Porto Velho

Feirão do Emprego é sucesso e reúne milhares de pessoas em Porto Velho

Um marco na história de Porto Velho, assim pode ser definido o primeiro Feirão de Empregos, promovido nesta segunda-feira (11), pela Prefeitura de Por

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Reduzir a insegurança alimentar é uma das prioridades para garantir a dignidade da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho lançou, n

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Após quase 15 anos, o morador do Loteamento Jardim Miraflores, localizado no bairro Três Marias, zona Leste da capital, Durval Mendonça, deu o primeir

Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos

Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos

A Prefeitura de Porto Velho acaba de lançar o site oficial do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, que será realizado no próximo dia 11 de agosto,

Gente de Opinião Terça-feira, 12 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)