Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MP requer nova eleição para prefeito em Vilhena



Vilhena – O Ministério Público Eleitoral, através do promotor eleitoral Paulo Fernando Lermen, requereu junto ao juiz da quarta zona eleitoral nova eleição para prefeito do município de Vilhena. O pedido tem por base denúncias de abuso poder econômico e compra de votos por parte da coligação União e Participação, que teve como candidato a prefeito, José Luiz Rover.

O pedido do promotor, protocolado junto ao fórum eleitoral na terça-feira, 21, elenca pedido de investigação contra José Rover, o seu vice Jacier Dias, os candidatos a vereador Francisco Andrade (Chicão) e Maria Marta José Moreira, a "Marta do Conselho", a coligação União e Participação, e os partidos DEM, PSC e PP.

Segundo a denúncia, cujos depoimentos foram tomados pela Polícia Federal, Jacier Rosa Dias, cerca de três dias antes das eleições, teria oferecido a Elson Martins de Souza a quantia de R$ 50 para que ele comprasse "carne", em troca, teria lhe pedido o voto para José Rover. O eleitor César Tomazi Gomes disse na polícia que o seu título foi entregue por sua mãe para a candidata a vereadora Marta do Conselho, em troca de R$ 30 para que ele votasse nela e em Rover. Posteriormente seu título foi devolvido com o dinheiro prometido, segundo ele.

O caso mais notório de denúncia de compra de votos ocorreu com o candidato a vereador e empresário do ramo de construção civil Chicão Andrade. De acordo com Nilton Venâncio da Silva, o "padeiro", ele teria sido contratado por Chicão para cadastrar eleitores em um grilo na área de terra do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), oferecendo em troca do voto nele e em Zé Rover uma caixa d'água. Ele afirmou ter uma relação de pessoas que teriam sido cooptadas em troca das caixas d'águas.

A polícia também ouviu alguns eleitores anotados em uma lista e todos confirmaram que foram procurados pelo candidato "Chicão" com a promessa de uma caixa d'água em troca do voto nele e em Zé Rover. Em depoimento Chicão teria dito que o produto seria sorteado no final do ano.

Todos os eleitores ouvidos pela polícia confirmaram a denúncia. Segundo os denunciantes, a proposta era apresentar um tíquete na empresa de Chicão e retira a caixa d'água. Com base no código eleitoral, o promotor Paulo Fernando Lermen pediu a anulação dos votos dos acusados e requereu uma nova eleição para prefeito em Vilhena, haja vista que Zé Rover e Jacier Dias receberam mais de 50% dos votos válidos (53%) e, nesses casos, a lei determina nova eleição. Conforme denúncias não confirmadas que não constam do processo, foram distribuídas centenas de caixas d'águas na cidade entre os eleitores nos dias que antecederam as eleições.

Fonte: Vitor Paniagua

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bate Estaca: ponte entra na fase final e encerra isolamento após rompimento de estrada

Bate Estaca: ponte entra na fase final e encerra isolamento após rompimento de estrada

A nova ponte sobre o Igarapé Bate Estaca, localizada na Estrada de Santo Antônio, em Porto Velho, entrou na fase final de execução e já garante o re

Prefeitura realiza corrida solidária para arrecadar alimentos em Porto Velho

Prefeitura realiza corrida solidária para arrecadar alimentos em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho promove, no dia 4 de abril, uma corrida solidária com objetivo de arrecadar alimentos para famílias em situação de vulne

Fiscalização do TCE-RO busca garantir segurança, acesso a serviços públicos e reduzir isolamento de moradores de Jaci-Paraná

Fiscalização do TCE-RO busca garantir segurança, acesso a serviços públicos e reduzir isolamento de moradores de Jaci-Paraná

Garantir que famílias da zona rural tenham segurança para se deslocar, acesso ao ensino público e condições dignas para escoar sua produção é um des

Escritório de Governança fortalece gestão ambiental e monitoramento do território

Escritório de Governança fortalece gestão ambiental e monitoramento do território

Um novo passo na organização das ações ambientais marca esta quarta-feira (18), com a inauguração do Escritório de Governança do Programa União com Mu

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)