Terça-feira, 12 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MP obtém liminar que suspende cobrança de tarifa de água



O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Alta Floresta do Oeste, obteve junto ao Judiciário decisão liminar que determina a suspensão da cobrança de tarifas de água pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para usuários domésticos daquela cidade. A medida também obriga o Município de Alta Floresta a providenciar, imediatamente, reparos emergenciais no prazo máximo de 10 dias no sistema de distribuição, reservatório e rede de água e ainda a instalar sistema de tratamento (cloração) da água servida, garantindo o fornecimento de água tratada à população daquela cidade, sob pena de multa.

A decisão liminar foi concedida em ação civil pública proposta pelo MP, com o objetivo de garantir aos cidadãos um sistema de captação, abastecimento e distribuição de água adequado, por parte do Município de Alta Floresta.

Na ação, o Ministério Público argumenta a precariedade da água disponibilizada pela SAAE, comprovada por duas análises, tendo uma delas sido realizada por equipe da Caerd e a outra pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), ambas a pedido do Ministério Público.

Conforme ressalta o MP, os laudos de análise da água pelo Lacen constataram que a água distribuída pela SAAE é imprópria para consumo humano devido à presença de Escherichia Coli, um grupo de bactérias que normalmente habitam o intestino humano e de alguns animais. Assim, a presença desses microrganismos na água se deve à contaminação com fezes.

Já o resultado da análise das amostras coletadas pela Caerd revela que “a água apresenta parâmetros de cor, turbidez e contagem de bactérias heterotróficas elevados, indicando deficiência no tratamento de clarificação e desinfecção. Além disso, equipe da Caerd ressaltou que a água é insatisfatória quanto aos parâmetros analisados, estando em desacordo com a Portaria nº 2914/11 do Ministério da Saúde, e com a Resolução nº 357/05 do Conama.

Tais resultados também foram analisados por engenheira sanitarista do Ministério Público, que relatou que a presença de bactérias do grupo de coliformes totais na água após o tratamento é um indicativo de ineficiência do processo de desinfecção utilizado ou de problemas de  (re)contaminação na rede de distribuição. Diante disso, recomendou a adoção de uma série de providências, por parte do SAAE.

Na ação, o MP destacou que a população recebe água contaminada e imprópria em seus lares e, mesmo assim, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto ainda cobra por seu fornecimento.

Além da medida liminar já deferida pelo Judiciário, o MP requer que, ao final, a ação seja julgada procedente, sendo a SAAE obrigada a adotar as medidas para a adequada prestação do serviço a seus consumidores.
 
 
 
 
Fonte: Ascom MPRO
 
You'll need Skype Credit
No Skype credit required

Gente de OpiniãoTerça-feira, 12 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Feirão do Emprego ofertou oportunidade para pessoas com mais de 50 anos em Porto Velho

Feirão do Emprego ofertou oportunidade para pessoas com mais de 50 anos em Porto Velho

Aos 62 anos, Jesus Batista tem se mantido firme na busca por uma nova oportunidade no mercado de trabalho em Porto Velho. Com experiência como auxilia

Feirão do Emprego é sucesso e reúne milhares de pessoas em Porto Velho

Feirão do Emprego é sucesso e reúne milhares de pessoas em Porto Velho

Um marco na história de Porto Velho, assim pode ser definido o primeiro Feirão de Empregos, promovido nesta segunda-feira (11), pela Prefeitura de Por

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Reduzir a insegurança alimentar é uma das prioridades para garantir a dignidade da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho lançou, n

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Após quase 15 anos, o morador do Loteamento Jardim Miraflores, localizado no bairro Três Marias, zona Leste da capital, Durval Mendonça, deu o primeir

Gente de Opinião Terça-feira, 12 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)