Sábado, 28 de outubro de 2017 - 07h05
A regionalização do Presídio da Comarca de Alvorada do Oeste foi debatida em audiência pública realizada na última terça-feira, 24 de outubro, no auditório da Promotoria de Justiça da Comarca de Alvorada do Oeste. A audiência foi convocada pelo Promotor de Justiça Fernando Henrique Berbert Fontes diante da preocupação com os impactos da proposta da Secretaria de Estado da Justiça de regionalizar o presídio da Comarca de Alvorada do Oeste para que passe a receber apenados de Alvorada do Oeste, Presidente Médici e Nova Brasilândia do Oeste.
A audiência contou com a participação de representantes da Sejus, Câmara de Vereadores, OAB, Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Polícia Civil, Polícia Militar e Conselho da Comunidade de Nova Brasilândia. Na reunião, o Promotor Fernando Henrique Berbert fez uma explanação sobre os problemas enfrentados pelo sistema prisional no Estado, como precariedade da estrutura física e falta de pessoal, e relatou a preocupação com o impactos que serão causados pela regionalização do presídio da Comarca. Ele salientou que o Governo do Estado procedeu a transferência dos apenados de Nova Brasilândia do Oeste para a unidade local e, de maneira pouco planejada, deu início à obra de ampliação do número de vagas das celas coletivas, com importantes alterações no projeto base.
O representante da Sejus, Davi Inácio, explicou que a Secretaria de Justiça não tem recursos suficientes para manutenção de 53 unidades prisionais do Estado e que, ao término da regionalização, terá 400 servidores para definir a lotação. Afirmou que os presídios regionais receberão apenados de cidades sem grande distância entre uma e outra, de modo a causar o menor impacto possível aos envolvidos e à população das cidades sedes dos presídios regionais.
As entidades participantes da audiência, como OAB e Defensoria Pública do Estado, elogiaram a iniciativa do Ministério Público de abrir a discussão acerca dos impactos da regionalização dos presídios, para garantir os direitos dos apenados e a segurança da população.
Fonte: Ascom MPRO
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos
Mais de 280 veículos e máquinas da Prefeitura de Porto Velho, que permaneceram parados por mais de dois anos, estão sendo recuperados pela atual ges

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção
A Prefeitura de Porto Velho decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita
A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho
Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)