Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MP discute em audiência pública impactos da regionalização do presidio de Alvorada do Oeste



A regionalização do Presídio da Comarca de Alvorada do Oeste foi debatida em audiência pública realizada na última terça-feira, 24 de outubro,  no auditório da Promotoria de Justiça da Comarca de Alvorada do Oeste. A audiência foi convocada pelo Promotor de Justiça Fernando Henrique Berbert Fontes diante da preocupação com os impactos da proposta da Secretaria de Estado da Justiça de regionalizar o presídio da Comarca de Alvorada do Oeste para que passe a receber apenados de Alvorada do Oeste, Presidente Médici e Nova Brasilândia do Oeste.

A audiência contou com a participação de representantes da Sejus, Câmara de Vereadores, OAB, Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Polícia Civil, Polícia Militar e Conselho da Comunidade de Nova Brasilândia.  Na reunião, o Promotor Fernando Henrique Berbert fez uma explanação sobre os problemas enfrentados pelo sistema prisional no Estado, como precariedade da estrutura física e falta de pessoal, e relatou a preocupação com o impactos que serão causados pela regionalização do presídio da Comarca. Ele salientou que o Governo do Estado procedeu a transferência dos apenados de Nova Brasilândia do Oeste para a unidade local e, de maneira pouco planejada, deu início à obra de ampliação do número de vagas das celas coletivas, com importantes alterações no projeto base.

O representante da Sejus, Davi Inácio, explicou que a Secretaria de Justiça não tem recursos suficientes para manutenção de 53 unidades prisionais do Estado e que, ao término da regionalização, terá 400 servidores para definir a lotação. Afirmou que os presídios regionais receberão apenados de cidades sem grande distância entre uma e outra, de modo a causar o menor impacto possível aos envolvidos e à população das cidades sedes dos presídios regionais.

As entidades participantes da audiência, como OAB e Defensoria Pública do Estado, elogiaram a iniciativa do Ministério Público de abrir a discussão acerca dos impactos da regionalização dos presídios, para garantir os direitos dos apenados e a segurança da população.

Fonte: Ascom MPRO

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos

Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos

Mais de 280 veículos e máquinas da Prefeitura de Porto Velho, que permaneceram parados por mais de dois anos, estão sendo recuperados pela atual ges

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção

A Prefeitura de Porto Velho decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)