Porto Velho (RO) quinta-feira, 28 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Moreira Mendes participa de ato que criou a Associação de Plantadores de Floresta Plantada


O deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO), participou no domingo, 20, no município de Ouro Preto, da Assembleia Geral Extraordinária da fundação da ARFLORA, Associação Rondoniense dos Produtores e Consumidores de Floresta Plantada.

Na ocasião, Moreira Mendes proferiu palestra com o tema: “Floresta Plantada, Um Investimento Atrativo e Sustentável”. Com um enfoque tanto para o lado da conservação das florestas nativas, como, também, para o comercial, o deputado elencou dados que mostram a viabilidade dos investimentos em floresta plantada, que possui um amplo mercado a ser explorado, que vai da construção civil a produção de energia.

Moreira Mendes informou que Rondônia tem um grande potencial para esse ramo, e que a ARFLORA, com todo a sua equipe técnica especializada certamente irá contribuir para que o estado passe a ser um dos maiores produtores de floresta plantada do País. “O comercio mundial é grande, com um mercado aberto e em expansão, e a madeira é um produto viável de comercialização devido sua grande gama de possibilidades, e a floresta plantada, vem para que se possa trabalhar de forma legal, utilizando áreas degradas para o plantio, e assim preservar as florestas nativas. É a sustentabilidade que sempre defendemos”, afirmou.

Ele destacou mais dados sobre a iniciativa

Outros dados que o deputado mostrou em sua fala dão conta de que hoje no país, as florestas plantadas recolhem 7,41 bilhões em tributos, geram de forma direta e indireta cerca de 4,7 milhões de emprego, e que o setor já está em 7º lugar de produção no ranking mundial, utilizando apenas 3,27 % do território nacional, quando a China que está em primeiro lugar utiliza 16,88% do seu território.

Segundo Moreira Mendes, com o potencial que Rondônia possui, e a implantação do conhecimento, pesquisa e novas tecnologias, o estado tem todas as possibilidades de passar a ser um dos maiores produtores de floresta plantada do país, podendo ser um grande exportador de madeira originada dessas florestas.

A fundação da ARFLORA contou, também, com a presença do deputado estadual Jaques Testone (PSD-RO), que também é o presidente da associação, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) que é o vice-presidente da associação, além de vários empresários do ramo, bem como representantes de 21 municípios do estado.

Fonte: Sueli Batista
 

Mais Sobre Municípios

Farmácia municipal irá funcionar nos finais de semana em Ariquemes

Farmácia municipal irá funcionar nos finais de semana em Ariquemes

A prefeitura do município de Ariquemes anunciou que a farmácia popular, atenderá a população também nos finais de semana, a partir do último sábado,

Cacoal: indenização para servidores da saúde que atuam no hospital de campanha foi aprovada

Cacoal: indenização para servidores da saúde que atuam no hospital de campanha foi aprovada

Durante a primeira sessão extraordinária, realizada na manhã desta segunda-feira (25), na Câmara de vereadores de Cacoal, todos os doze vereadores (

Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações

Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações

A primeira operação realizada após a publicação do decreto 25.728, com o propósito de orientar e educar os comerciantes sobre os riscos de aglomeraç

Prefeitura de Ariquemes suspende aumento de tarifas do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Prefeitura de Ariquemes suspende aumento de tarifas do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), editou nesta segunda-feira (18), o decreto Nº17.133/21, que visa suspe