Quinta-feira, 20 de agosto de 2009 - 11h05
Atendendo convite dos acadêmicos do curso de Administração, o deputado federal Moreira Mendes (PPS) vai proferir palestra hoje, a partir das 7h30 da noite, no auditório da FIAR Faculdades Integradas de Ariquemes, sobre o tema Legislação Ambiental. Membro da Comissão de Agricultura e Pecuária, da Comissão de Meio Ambiente e vice-presidente da Frente Parlamentar Agropecuária para a Região Norte, Moreira é um dos líderes do movimento nacional pela revisão da legislação ambiental e um dos autores do projeto que cria o Código Ambiental Brasileiro em tramitação na Câmara -, que substituirá o Código Florestal.
Como tem feito nos debates para os quais é convidado nos mais diferentes fóruns, o deputado abordará a questão ambiental sob o ponto de vista da produção. De posições firmes, mas coerentes, ele defende a adequação das leis à realidade do país, o respeito ao direito de propriedade, a regularização fundiária, a priorização da produção - sem, no entanto, negligenciar a preservação do meio ambiente - e o tratamento diferenciado da Região Amazônia.
Profundo conhecedor da realidade do setor rural brasileiro, Moreira Mendes afirma que, diferentemente de outras épocas, hoje há um clima favorável no Congresso à revisão da legislação ambiental. É preciso mudar o conceito em relação à agricultura e à pecuária nas questões de meio ambiente. Não podemos mais permitir que o Brasil continue enganando a si próprio nessa questão. Estamos atirando no pé, diz ele.
Para o deputado, os argumentos em defesa da produção são muito mais consistentes do que os argumentos em prol apenas do meio ambiente, como querem os ambientalistas radicais, mesmo assim ele ressalta a importância do diálogo e do entendimento. O mais importante nesse debate é construir uma alternativa que, antes de atender a interesses isolados da produção ou do meio ambiente, atenda aos reais interesses do Brasil.
Moreira ressalta que debates como o proposto pela FIAR demonstram o quanto o tema ambiental é relevante para o país, principalmente pela conscientização da importância do setor produtivo na economia e no desenvolvimento social. Não podemos fazer daqueles que produzem para alimentar o nosso país, e ainda geram excedentes para exportar, os vilões do meio ambiente. O mundo inteiro deve ao meio ambiente e não pode ser o produtor rural sozinho que tenha de pagar essa conta. É preciso respeitar o meio ambiente, mas, antes de tudo, respeitar quem trabalha e quem produz, defende.
Homenagem
Em discurso na tribuna da Câmara na tarde de ontem, Moreira Mendes fez uma homenagem ao ex-Conselheiro do Tribunal de Contas Hélio Máximo Pereira, falecido no último dia 17. O deputado lembrou sua trajetória no TCE de Rondônia, na Superintendência da Polícia Federal e na Secretaria Estadual de Segurança Pública, definindo-o como um dos homens mais ilustres da história do estado.
Fonte: Claudivan Santiago
Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações
A primeira operação realizada após a publicação do decreto 25.728, com o propósito de orientar e educar os comerciantes sobre os riscos de aglomeraç
A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), editou nesta segunda-feira (18), o decreto Nº17.133/21, que visa suspe
Semagric mantém equipes para situações emergenciais
Conforme o inverno amazônico apresenta maior precipitação pluviométrica, causando danos às estradas vicinais, a Secretaria Municipal de Agricultura, P
Prefeita de Ariquemes visita produtor de silagem de milho e criador de gado leiteiro
Na oportunidade o Secretário de Agricultura Indústria e Comércio (SEMAIC), Antônio Marcos, acompanhou a prefeita Carla Redano, que visitaram a proprie