Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Moreira fará palestra em faculdade de Ariquemes sobre legislação ambiental



Atendendo convite dos acadêmicos do curso de Administração, o deputado federal Moreira Mendes (PPS) vai proferir palestra hoje, a partir das 7h30 da noite, no auditório da FIAR – Faculdades Integradas de Ariquemes, sobre o tema Legislação Ambiental. Membro da Comissão de Agricultura e Pecuária, da Comissão de Meio Ambiente e vice-presidente da Frente Parlamentar Agropecuária para a Região Norte, Moreira é um dos líderes do movimento nacional pela revisão da legislação ambiental e um dos autores do projeto que cria o Código Ambiental Brasileiro – em tramitação na Câmara -, que substituirá o Código Florestal.

Como tem feito nos debates para os quais é convidado nos mais diferentes fóruns, o deputado abordará a questão ambiental sob o ponto de vista da produção. De posições firmes, mas coerentes, ele defende a adequação das leis à realidade do país, o respeito ao direito de propriedade, a regularização fundiária, a priorização da produção - sem, no entanto, negligenciar a preservação do meio ambiente - e o tratamento diferenciado da Região Amazônia.

Profundo conhecedor da realidade do setor rural brasileiro, Moreira Mendes afirma que, diferentemente de outras épocas, hoje há um clima favorável no Congresso à revisão da legislação ambiental. “É preciso mudar o conceito em relação à agricultura e à pecuária nas questões de meio ambiente. Não podemos mais permitir que o Brasil continue enganando a si próprio nessa questão. Estamos atirando no pé”, diz ele.

Para o deputado, os argumentos em defesa da produção são muito mais consistentes do que os argumentos em prol apenas do meio ambiente, como querem os ambientalistas radicais, mesmo assim ele ressalta a importância do diálogo e do entendimento. “O mais importante nesse debate é construir uma alternativa que, antes de atender a interesses isolados da produção ou do meio ambiente, atenda aos reais interesses do Brasil”.

Moreira ressalta que debates como o proposto pela FIAR demonstram o quanto o tema ambiental é relevante para o país, principalmente pela conscientização da importância do setor produtivo na economia e no desenvolvimento social. “Não podemos fazer daqueles que produzem para alimentar o nosso país, e ainda geram excedentes para exportar, os vilões do meio ambiente. O mundo inteiro deve ao meio ambiente e não pode ser o produtor rural sozinho que tenha de pagar essa conta. É preciso respeitar o meio ambiente, mas, antes de tudo, respeitar quem trabalha e quem produz”, defende.

Homenagem

Em discurso na tribuna da Câmara na tarde de ontem, Moreira Mendes fez uma homenagem ao ex-Conselheiro do Tribunal de Contas Hélio Máximo Pereira, falecido no último dia 17. O deputado lembrou sua trajetória no TCE de Rondônia, na Superintendência da Polícia Federal e na Secretaria Estadual de Segurança Pública, definindo-o como “um dos homens mais ilustres” da história do estado.

Fonte: Claudivan Santiago

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce