Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Moreira fará palestra em faculdade de Ariquemes sobre legislação ambiental



Atendendo convite dos acadêmicos do curso de Administração, o deputado federal Moreira Mendes (PPS) vai proferir palestra hoje, a partir das 7h30 da noite, no auditório da FIAR – Faculdades Integradas de Ariquemes, sobre o tema Legislação Ambiental. Membro da Comissão de Agricultura e Pecuária, da Comissão de Meio Ambiente e vice-presidente da Frente Parlamentar Agropecuária para a Região Norte, Moreira é um dos líderes do movimento nacional pela revisão da legislação ambiental e um dos autores do projeto que cria o Código Ambiental Brasileiro – em tramitação na Câmara -, que substituirá o Código Florestal.

Como tem feito nos debates para os quais é convidado nos mais diferentes fóruns, o deputado abordará a questão ambiental sob o ponto de vista da produção. De posições firmes, mas coerentes, ele defende a adequação das leis à realidade do país, o respeito ao direito de propriedade, a regularização fundiária, a priorização da produção - sem, no entanto, negligenciar a preservação do meio ambiente - e o tratamento diferenciado da Região Amazônia.

Profundo conhecedor da realidade do setor rural brasileiro, Moreira Mendes afirma que, diferentemente de outras épocas, hoje há um clima favorável no Congresso à revisão da legislação ambiental. “É preciso mudar o conceito em relação à agricultura e à pecuária nas questões de meio ambiente. Não podemos mais permitir que o Brasil continue enganando a si próprio nessa questão. Estamos atirando no pé”, diz ele.

Para o deputado, os argumentos em defesa da produção são muito mais consistentes do que os argumentos em prol apenas do meio ambiente, como querem os ambientalistas radicais, mesmo assim ele ressalta a importância do diálogo e do entendimento. “O mais importante nesse debate é construir uma alternativa que, antes de atender a interesses isolados da produção ou do meio ambiente, atenda aos reais interesses do Brasil”.

Moreira ressalta que debates como o proposto pela FIAR demonstram o quanto o tema ambiental é relevante para o país, principalmente pela conscientização da importância do setor produtivo na economia e no desenvolvimento social. “Não podemos fazer daqueles que produzem para alimentar o nosso país, e ainda geram excedentes para exportar, os vilões do meio ambiente. O mundo inteiro deve ao meio ambiente e não pode ser o produtor rural sozinho que tenha de pagar essa conta. É preciso respeitar o meio ambiente, mas, antes de tudo, respeitar quem trabalha e quem produz”, defende.

Homenagem

Em discurso na tribuna da Câmara na tarde de ontem, Moreira Mendes fez uma homenagem ao ex-Conselheiro do Tribunal de Contas Hélio Máximo Pereira, falecido no último dia 17. O deputado lembrou sua trajetória no TCE de Rondônia, na Superintendência da Polícia Federal e na Secretaria Estadual de Segurança Pública, definindo-o como “um dos homens mais ilustres” da história do estado.

Fonte: Claudivan Santiago

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Novo espaço fortalece a parceria entre Sebrae e CDL e aproxima soluções, capacitações e orientação dos pequenos negócios da região

Novo espaço fortalece a parceria entre Sebrae e CDL e aproxima soluções, capacitações e orientação dos pequenos negócios da região

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cacoal inaugurou, no dia 9 de dezembro, a Sala Parceiro Sebrae, um novo ponto de atendimento voltado ao for

Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes

Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes

Com os portões abertos desde o último dia 21 de novembro, o Natal de Luz do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes. O número expr

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)