Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ministro Mangabeira Unger discute PAS em Machadinho


 
Marcelo Freire

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi, confirmou para este sábado (29), em Machadinho, reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Roberto Mangabeira Unger, para discutir o Plano Amazônia Sustentável (PAS). O começa às 8 horas, na quadra da escola Alberto Nepomuceno, e será aberto ao público.

No mês de passado, Neodi participou em Brasília de uma reunião no Ministério do Meio Ambiente com o ministro, Carlos Minc.  Disse que ficou muito feliz pelo que ouviu do ministro “porque ele não enrolou. Foi direto ao assunto nas questões que abordamos sobre a preservação do meio ambiente no Estado de Rondônia”.

O deputado Neodi falou também disse que durante a reunião com o ministro questionou as multas que o Ibama aplicou no município de Machadinho, durante a operação “Arco de Fogo”, no início do ano. Ele tratou ainda sobre  a Reserva de Bom Futuro, onde hoje já existem escolas instaladas.

PAS - Além de Rondônia, o ministro vem percorrendo, desde que recebeu a missão de coordenar o PAS, todos os estados da Amazônia Legal para conhecer a realidade local. Segundo o ministro, ouvir a população é um meio de fazer com que o PAS não seja um projeto de governo, mas sim de Estado. "Queríamos ouvi-los para evitar que o Plano seja imposto de cima para baixo. Se assim for, não durará".

De acordo com o ministro, não é preciso que haja uma escolha entre o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente. "Se o Brasil for obrigado a escolher, na Amazônia, entre desenvolvimento e preservação da natureza, escolherá desenvolvimento. É, porém, escolha inaceitável e desnecessária. Temos condições de construir na Amazônia o que nos países ricos de hoje tanto se fala e quase nunca se pratica: um modelo de desenvolvimento que ao mesmo tempo utilize e preserve a natureza", disse.

O trabalho de coordenação do PAS se divide em sete eixos: regularização fundiária e zoneamento ecológico e econômico; medidas contra o desmatamento; incentivos aos pequenos produtores que atuam nas zonas de transição entre a floresta e o cerrado; reorganização da agricultura e da pecuária do Brasil a partir da Amazônia e dos cerrados; instalação de indústrias de transformação e florestais; transporte multimodal; e ciência e educação.
 
Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)