Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ministro Mangabeira Unger discute PAS em Machadinho


 
Marcelo Freire

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi, confirmou para este sábado (29), em Machadinho, reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Roberto Mangabeira Unger, para discutir o Plano Amazônia Sustentável (PAS). O começa às 8 horas, na quadra da escola Alberto Nepomuceno, e será aberto ao público.

No mês de passado, Neodi participou em Brasília de uma reunião no Ministério do Meio Ambiente com o ministro, Carlos Minc.  Disse que ficou muito feliz pelo que ouviu do ministro “porque ele não enrolou. Foi direto ao assunto nas questões que abordamos sobre a preservação do meio ambiente no Estado de Rondônia”.

O deputado Neodi falou também disse que durante a reunião com o ministro questionou as multas que o Ibama aplicou no município de Machadinho, durante a operação “Arco de Fogo”, no início do ano. Ele tratou ainda sobre  a Reserva de Bom Futuro, onde hoje já existem escolas instaladas.

PAS - Além de Rondônia, o ministro vem percorrendo, desde que recebeu a missão de coordenar o PAS, todos os estados da Amazônia Legal para conhecer a realidade local. Segundo o ministro, ouvir a população é um meio de fazer com que o PAS não seja um projeto de governo, mas sim de Estado. "Queríamos ouvi-los para evitar que o Plano seja imposto de cima para baixo. Se assim for, não durará".

De acordo com o ministro, não é preciso que haja uma escolha entre o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente. "Se o Brasil for obrigado a escolher, na Amazônia, entre desenvolvimento e preservação da natureza, escolherá desenvolvimento. É, porém, escolha inaceitável e desnecessária. Temos condições de construir na Amazônia o que nos países ricos de hoje tanto se fala e quase nunca se pratica: um modelo de desenvolvimento que ao mesmo tempo utilize e preserve a natureza", disse.

O trabalho de coordenação do PAS se divide em sete eixos: regularização fundiária e zoneamento ecológico e econômico; medidas contra o desmatamento; incentivos aos pequenos produtores que atuam nas zonas de transição entre a floresta e o cerrado; reorganização da agricultura e da pecuária do Brasil a partir da Amazônia e dos cerrados; instalação de indústrias de transformação e florestais; transporte multimodal; e ciência e educação.
 
Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Affonso Cândido faz entrega de  100 títulos definitivos de propriedades

Prefeito Affonso Cândido faz entrega de 100 títulos definitivos de propriedades

O prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou, na quarta-feira (19), da entrega de 100 títulos definitivos de propriedades urbanas. O tr

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Uma época de sonhos, magia, amor e gratidão: assim podemos definir o período de final de ano em Porto Velho, que contará com um cenário inédito mont

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)