Sexta-feira, 16 de abril de 2010 - 12h12
Na busca por orientar e estabelecer uma maior aproximação dos jurisdicionados ao Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), o Ministério Público de Contas, que tem à frente a procuradora-geral Érika Patrícia Saldanha de Oliveira, realiza, desde a última segunda-feira (12), um ciclo de visitas técnicas a cinco municípios do interior.
Acompanhada pelo assessor Francisco Lopes Fernandes Netto, a procuradora-geral tem aproveitado as visitas para tirar dúvidas dos gestores dos poderes Executivo e Legislativo e equipes técnicas em relação à boa aplicação dos recursos públicos. Estão sendo visitados os municípios de Presidente Médici, Governador Jorge Teixeira, Vale do Anari, Cacaulândia e Cujubim.
De acordo com a representante ministerial, durante os encontros os participantes têm questionado sobre temas polêmicos e que costumam dificultar as ações administrativas da municipalidade, como contratação de médicos, contratos por prazo determinado e transporte escolar.
Outra questão constantemente abordada pelos jurisdicionados diz respeito à eficácia e aplicabilidade da Emenda Constitucional 58, de 2009, que trata da recomposição das câmaras municipais (aumento no número de vereadores) e determina novos percentuais de despesa para os legislativos dos municípios.
A procuradora-geral tem falado também para os gestores sobre a manifestação do Controle Interno como pressuposto para aprovação das contas, a obrigatoriedade do uso do pregão eletrônico nos casos em que forem possíveis, legalidade de utilização do Diário Eletrônico da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom) como instrumento oficial de divulgação dos atos administrativos, extrapolação do teto do subsídio dos vereadores, importância dos institutos de planejamentos na gestão fiscal, entre outros.
IMPROPRIEDADES
Durante as visitas, a procuradora-geral Érika Saldanha também tem exposto as impropriedades constatadas nos procedimentos de fiscalização efetuados no exercício de 2009, bem como os efeitos dessas inconformidades nas contas dos municípios, caso não sejam implementadas medidas corretivas.
“Essas visitas só vêm confirmar a importância de ações orientativas e preventivas dos órgãos de controle externo, como o Tribunal e o Ministério Público de Contas, junto aos jurisdicionados”, disse a procuradora-geral.
Ela também ressaltou o fato de que “conhecer de perto as particularidades de cada município é de extrema relevância para o entendimento e melhor apreensão da realidade local que impõe, muitas vezes, soluções diversas para cada gestor”. O ciclo de visitas termina nesta sexta-feira (16), no município de Cujubim.
Fonte: Ascom TCE
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio
Uma noite de celebração marcou o Prédio do Relógio, sede do Executivo Municipal, onde milhares de porto-velhenses se reuniram para acompanhar a primei

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO
A Prefeitura de Porto Velho reafirmou seu destaque no cenário estadual ao conquistar o Selo Diamante de Transparência Pública, concedido pelo Tribunal

Natal Porto Velho Luz encanta famílias e empreendedores com gastronomia variada
O Parque da Cidade vive uma transformação, pela primeira vez, o espaço destinado à alimentação recebeu atenção especial e ganhou o nome de Vila Natali

Prefeitura de Porto Velho encerra Jogos Municipais da Terceira Idade com eleição de Miss e Mister
Muita euforia, animação, simpatia e aplausos calorosos com uma turma que esbanja energia e vitalidade. Foi assim o encerramento dos Jogos Municipais d
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)