Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ministério Público combate nepotismo


O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Cerejeiras, realizou uma série de ações, no ano de 2013, objetivando o combate à prática de nepotismo nas Prefeituras e Câmaras de Vereadores dos municípios da Comarca de Cerejeiras, tendo em vista a existência de inúmeras notícias de irregularidades trazidas ao órgão ministerial.

No curso das investigações, foram realizadas diligências no intuito de confirmar a existência de servidores exercendo cargo em comissão ou função de confiança que possuíssem vínculo de parentesco até o 3º grau com outros servidores também não concursados. A conclusão dos procedimentos resultou na constatação da existência de casos que caracterizam a prática nepotista nos municípios de Cerejeiras, Corumbiara e Pimenteiras do Oeste.

Diante disso, foi expedida recomendação para que os prefeitos desses municípios adotassem providências a fim de retirar do quadro de servidores os envolvidos. Em atendimento à recomendação, as prefeituras de Cerejeiras e Pimenteiras do Oeste exoneraram todos os servidores que se encontravam em violação aos princípios constitucionais, sendo enviadas ao Ministério Público, ao todo, as portarias de exoneração de 28 servidores.

Pela afronta aos princípios constitucionais da Administração Pública, foram ajuizadas duas ações civis públicas contra o ex-prefeito de Cerejeiras, Kleber Calisto, tendo em vista que as atuais situações de nepotismo, ora sanadas, tiveram origem em sua administração, e do atual prefeito do Município de Corumbiara, Deocleciano Ferreira, por situações constatadas e não regularizadas após a recomendação.

O Promotor de Justiça Jônatas Albuquerque ressalta que as ações judiciais visam à anulação dos atos de nomeação dos casos de nepotismo ainda vigentes, bem como à condenação dos administradores públicos nas sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa, Lei nº 8.429/1992, a saber, a multa civil e a suspensão dos direitos políticos, entre outras.

Fonte: Ascom MPRO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), informa à população o cronograma atualizado da coleta de li

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ

Sebrae promove Encontro Estadual “Conexões para o Desenvolvimento Municipal” em Porto Velho

Sebrae promove Encontro Estadual “Conexões para o Desenvolvimento Municipal” em Porto Velho

Nesta quinta-feira, 6 de novembro, o Sebrae em Rondônia realiza o Encontro Estadual – Conexões para o Desenvolvimento Municipal, a partir das 8h, no H

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)