Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Mesmo com vazão elevada, alagamentos persistem em Ji-Paraná


 
Com o aumento do nível do rio Machado entre Pimenta Bueno e Presidente Médici, os alagamentos em Ji-Paraná persistem em 5 bairros. A situação pode piorar caso volte a chover.

Daniel Panobianco - Mesmo com a ausência de chuvas durante todo o domingo, o nível do rio Machado manteve-se estável em Ji-Paraná, com pequenas oscilações variando entre 10,68 metros e 10,71 metros, ainda assim, acima da cota de segurança que é de 9,78 metros, segundo informações da estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas). Quando o nível do rio ultrapassa 10,50 metros, as inundações atingem de uma só vez diversos bairros sendo os mais castigados o Duque de Caxias, São Francisco, Urupá parte do Dom Bosco.

Desde a última segunda-feira (23), todos esses bairros enfrentam alagamentos, onde várias famílias ainda estão em abrigos ou na casa de amigos e parentes. Ao todo, quase 1500 casas foram inundadas em Ji-Paraná, especialmente na quinta-feira (26), quando o nível do rio atingiu o pico máximo de 11,45 metros. Devido a grande enchente que atingiu Pimenta Bueno e o Distrito de Riozinho, em Cacoal, neste final de semana, com nível até 2,50 metros acima do normal, as autoridades em Ji-Paraná continuam em alerta, na expectativa de uma subida ainda maior no nível do rio até terça-feira pela tarde.

Um dos pontos fundamentais para se ter idéia de como as águas estão passando por Ji-Paraná é o monitoramento da vazão. Em média, são 1607,12 m3/s (metros cúbicos por segundo) na mesma estação telemétrica da ANA. Na atual enchente, a força da água é bruta. São 2511,88 m3/s, o que faz com que o rio não desça muito, mas também não provoque uma enchente maior, caso não volte a chover nas cabeceiras.

Como a previsão é de um ligeiro enfraquecimento na condição de chuvas esta semana, a tendência é de que o rio continua na casa dos 10 metros mantendo os pontos de alagamento próximo à margem. Como março ainda é um mês marcado por chuvas abundantes em Rondônia, uma nova enchente não está descartada.

Tabela da estação telemétrica da ANA em Ji-Paraná indicando vazão acima da cota de permanência de alerta.

Dados: ANA
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)