Quinta-feira, 4 de setembro de 2008 - 16h40
Tanques redes do rio Pacaás Novos vai receber melhorias, anunciou, secretário de ambiente do estado, Cletho Brito, na reunião da "Sedam Itinerante" realizada nesta quinta feira, 4 em Guajará Mirim. Participaram da reunião na Câmara Municipal cerca de 200 pessoas, entre pescadores, seringueiros, produtores rurais, madeireiros e diversas autoridades.
O projeto de Tanques em Guajará-Mirim está parado desde julho, quando a falta de oxigenação da água causou a mortandade de 80% dos peixes. Segundo a gerente de pesca do órgão ambiental do estado, Cristina Denny "houve um fenômeno natural de inversão térmica, em que o rio Ouro Preto, entrou no rio Pacaás, atingindo os peixes do Tanques". A água foi analisada pela Sedam sendo constatado um baixo teor de oxigênio,diz Cristina.
Brito disse que o Tanques vai primeiro passar por uma reforma antes de ser reativado. "Vamos melhorar a estrutura física do projeto e junto com a Seapes e Emater dar continuidade no trabalho desenvolvido pelos pescadores". A Sedam vai ficar responsável pela alimentação dos peixes, a Seapes com a reposição e a Emater dará assistência técnica aos pescadores, afirmou o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental.
Para o pescador Raimundo Feitosa o Tanques redes foi a forma de renda e subsistência que mais se adequou a realidade dos pescadores da região. "Antigamente quando chegava a época do defeso dos peixes não tínhamos nenhuma alternativa para trabalhar e se alimentar. Já depois que foi implantado o tanques redes as nossas vidas melhoraram muito, claro que não dar para ficar rico, mais o pouco que a gente tira de lá é o suficiente para atender as 12 famílias que fazem parte do projeto" frisou Feitosa.
O projeto Tanques Redes de Guajará Mirim foi inaugurado em 2005. Construído com recursos do Governo Federal Ministério da Integração Nacional, Governo Estadual, em convênio de cooperação técnica com a Colônia de Pescadores Z-2 de Guajará-Mirim.
Recuperação de Mata Ciliar
No projeto itinerário realizado nesta primeira etapa para ouvir as propostas e as demandas de cada região do Estado o secretário da Sedam, Cletho Brito aproveitou também para anunciar a recuperação das matas ciliares dos rios rondonienses nos próximos meses. Segundo ele, foi feito um mapeamento nos 52 municípios para conhecer os rios que necessitam recuperar matas e em quais serão realizados "o maior projeto de reflorestamento do Estado de Rondônia".
Segunda etapa da Itinerante
Na segunda etapa da Itinerante vai ser usado um ônibus que trabalhará fazendo licenciamento e cadastro de propriedades rurais pelo interior do estado, segundo disse Brito."A principal ação da Sedam Itinerante é agilizar e facilitar a regularização fundiária para os agricultores, pequenos produtores rurais que precisam dos trabalhos da Secretaria e não possuem meios de se descolarem até Porto Velho para fazer o licenciamento ambiental". Ele acredita também que essa ação no futuro será permanente.
Fonte: Decom
Obra no Mercado do Meu Pedacinho de Chão vai beneficiar clientes e trabalhadores do local
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), está finalizando importante obra no mercado d
PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho
Trazendo uma variedade de serviços assistenciais e de cidadania à comunidade, o evento PVH em Ação, que aconteceu na manhã deste sábado (28), contou a
Prefeitura entrega primeira etapa da iluminação da avenida Guaporé, em Porto Velho
Durante anos, quem passava pela avenida Guaporé, nas proximidades do Hospital Cemetron, em Porto Velho, enfrentava o medo e a insegurança. A escuridão
Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação
"Do céu para o altar da Amazônia" é a inspiração que guiará a Arquidiocese de Porto Velho na realização do Congresso Eucarístico Arquidiocesano, de