Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MELHORIA NOS TANQUES REDES DE GUAJARÁ-MIRIM


 

Tanques redes do rio Pacaás Novos vai receber melhorias, anunciou, secretário de ambiente do estado, Cletho Brito, na reunião da "Sedam Itinerante" realizada nesta quinta feira, 4 em Guajará Mirim. Participaram da reunião na Câmara Municipal cerca de 200 pessoas, entre pescadores, seringueiros, produtores rurais, madeireiros e diversas autoridades.

O projeto de Tanques em Guajará-Mirim está parado desde julho, quando a falta de oxigenação da água causou a mortandade de 80% dos peixes. Segundo a gerente de pesca do órgão ambiental do estado, Cristina Denny "houve um fenômeno natural de inversão térmica, em que o rio Ouro Preto, entrou no rio Pacaás, atingindo os peixes do Tanques". A água foi analisada pela Sedam sendo constatado um baixo teor de oxigênio,diz Cristina.

Brito disse que o Tanques vai primeiro passar por uma reforma antes de ser reativado. "Vamos melhorar a estrutura física do projeto e junto com a Seapes e Emater dar continuidade no trabalho desenvolvido pelos pescadores". A Sedam vai ficar responsável pela alimentação dos peixes, a Seapes com a reposição e a Emater dará assistência técnica aos pescadores, afirmou o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental.

Para o pescador Raimundo Feitosa o Tanques redes foi a forma de renda e subsistência que mais se adequou a realidade dos pescadores da região. "Antigamente quando chegava a época do defeso dos peixes não tínhamos nenhuma alternativa para trabalhar e se alimentar. Já depois que foi implantado o tanques redes as nossas vidas melhoraram muito, claro que não dar para ficar rico, mais o pouco que a gente tira de lá é o suficiente para atender as 12 famílias que fazem parte do projeto" frisou Feitosa.

O projeto Tanques – Redes de Guajará Mirim foi inaugurado em 2005. Construído com recursos do Governo Federal — Ministério da Integração Nacional, Governo Estadual, em convênio de cooperação técnica com a Colônia de Pescadores Z-2 de Guajará-Mirim.

Recuperação de Mata Ciliar

No projeto itinerário realizado nesta primeira etapa para ouvir as propostas e as demandas de cada região do Estado o secretário da Sedam, Cletho Brito aproveitou também para anunciar a recuperação das matas ciliares dos rios rondonienses nos próximos meses. Segundo ele, foi feito um mapeamento nos 52 municípios para conhecer os rios que necessitam recuperar matas e em quais serão realizados "o maior projeto de reflorestamento do Estado de Rondônia".

Segunda etapa da Itinerante

Na segunda etapa da Itinerante vai ser usado um ônibus que trabalhará fazendo licenciamento e cadastro de propriedades rurais pelo interior do estado, segundo disse Brito."A principal ação da Sedam Itinerante é agilizar e facilitar a regularização fundiária para os agricultores, pequenos produtores rurais que precisam dos trabalhos da Secretaria e não possuem meios de se descolarem até Porto Velho para fazer o licenciamento ambiental". Ele acredita também que essa ação no futuro será permanente.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)