Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Melancia é alternativa para agricultor em Chupinguaia


Com cerca de dez hectares de área plantada na comunidade Baianos, a 30 quilômetros da sede do município de Chupinguaia, uma família formada por quatro irmãos e um sobrinho, está obtendo uma produção de 40 toneladas de melancia por hectare. A produção já está sendo comercializada em outros municípios do Estado. Através do cultivo da melancia a família está investindo na propriedade e quer aumentar a produção.

Localizado a 207 quilômetros da capital Porto Velho, Chupinguaia tem como principal fonte de renda a criação de bovinos com aptidão leiteira. Como forma de diversificar a produção e obter maiores lucros na propriedade os irmãos Francisco, Altino, Aldino e Alcino Braga Leal, e o sobrinho Marcos Antônio de Oliveira, em áreas independentes, resolveram dedicar-se ao cultivo da melancieira.

Segundo o técnico da Emater, Rogério Rodrigues Pereira, responsável pela assistência técnica naquela região, esses agricultores já tem tradição familiar na atividade com melancias e eles realizam, através de planejamento, todas as práticas de manejo como adubações e controle de doenças. “Com essa experiência e realizando cálculos do custo de produção, eles conseguem obter grande produtividade e frutos de ótima qualidade”, diz.

As variedades de melancia plantadas são: Topigan, Crinson Sweet, Folligon. Na colheita passada se conseguiu obter produção entorno de 40 toneladas por hectare aumentando o lucro da família. Essa produção está sendo comercializada nos municípios de Cacoal, Ariquemes e Vilhena, ficando apenas uma pequena escala para Chupinguaia.

Hoje, com o incentivo do governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária, e projetos elaborados pela Emater os agricultores investiram na propriedade. Através do financiamento da linha “Mais Alimentos” do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), os irmãos conseguiram a liberação de tratores e implementos e estão melhorando a produção.

Fonte: Wania Ressutti

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam