Porto Velho (RO) quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Melancia é alternativa para agricultor em Chupinguaia


Com cerca de dez hectares de área plantada na comunidade Baianos, a 30 quilômetros da sede do município de Chupinguaia, uma família formada por quatro irmãos e um sobrinho, está obtendo uma produção de 40 toneladas de melancia por hectare. A produção já está sendo comercializada em outros municípios do Estado. Através do cultivo da melancia a família está investindo na propriedade e quer aumentar a produção.

Localizado a 207 quilômetros da capital Porto Velho, Chupinguaia tem como principal fonte de renda a criação de bovinos com aptidão leiteira. Como forma de diversificar a produção e obter maiores lucros na propriedade os irmãos Francisco, Altino, Aldino e Alcino Braga Leal, e o sobrinho Marcos Antônio de Oliveira, em áreas independentes, resolveram dedicar-se ao cultivo da melancieira.

Segundo o técnico da Emater, Rogério Rodrigues Pereira, responsável pela assistência técnica naquela região, esses agricultores já tem tradição familiar na atividade com melancias e eles realizam, através de planejamento, todas as práticas de manejo como adubações e controle de doenças. “Com essa experiência e realizando cálculos do custo de produção, eles conseguem obter grande produtividade e frutos de ótima qualidade”, diz.

As variedades de melancia plantadas são: Topigan, Crinson Sweet, Folligon. Na colheita passada se conseguiu obter produção entorno de 40 toneladas por hectare aumentando o lucro da família. Essa produção está sendo comercializada nos municípios de Cacoal, Ariquemes e Vilhena, ficando apenas uma pequena escala para Chupinguaia.

Hoje, com o incentivo do governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária, e projetos elaborados pela Emater os agricultores investiram na propriedade. Através do financiamento da linha “Mais Alimentos” do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), os irmãos conseguiram a liberação de tratores e implementos e estão melhorando a produção.

Fonte: Wania Ressutti

Mais Sobre Municípios

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Buscando garantir a imunização de cães e gatos contra a raiva, o município promove, até essa semana, a vacinação antirrábica em animais de estimação d

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

A Prefeitura de Vilhena iniciou na manhã desta sexta-feira, 21, o pagamento da bonificação extraordinária no valor do salário base de cada categoria

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad