Domingo, 28 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Masioli apóia Fátima Cleide na luta contra Homofobia


O vereador Toninho Masioli-PT, Cacoal, defendeu na última sessão da Câmara, à aprovação da PLC 122/06, que tipifica como crime a discriminação e o preconceito contra os homossexuais. O projeto é de autoria da ex-deputada federal Iara Bernardi (PT-SP), e atualmente relatado pela senadora Fátima Cleide (PT-RO). A lei foi aprovada em novembro de 2006 na Câmara dos Deputados, onde tramitou como PL 5.003/01. No Senado, a proposta tramita como PLC 122/06.

O projeto prevê, por exemplo, reclusão de dois a cinco anos ao empregador que demitir funcionário em função da orientação sexual. Outro crime previsto é impedir, recusar ou proibir a entrada ou permanência de homossexuais em qualquer ambiente ou estabelecimento público ou privado, aberto ao público. Neste caso, a pena prevista é de reclusão de um a três anos. O projeto foi um dos destaques das reivindicações apresentadas nas Paradas do Orgullho Gay em vários lugares do país.

Masioli afirmou que a senadora Fátima Cleide (PT-RO), relatora do projeto e coordenadora do grupo de trabalho, está elaborando seu parecer a partir das discussões com a sociedade. "Não tem nada pronto e acabado ainda, as informações não podem ser distorcidas, Fátima esta relatando um projeto que é de extrema urgência para a atual sociedade", disse o vereador, ao defender a aprovação da lei.

O vereador argumentou que ainda são poucas as garantias legais, no Brasil, relativas à comunidade GLTB (gays, lésbicas, transgêneros e bissexuais). Ele afirmou que todos, independentemente de sua opção sexual, devem ter a dignidade garantida. Na próxima semana o vereador fará um ciclo de debates com os acadêmicos dos cursos de Direito em Cacoal, o objetivo é colher propostas no âmbito constitucional para serem enviadas à Senadora, para que sirva de auxilio na elaboração de seu parecer final.

O vereador disse que é preciso debater este importante projeto de lei, pois quem é discriminado tem pressa. "O que defendemos não é privilégio e sim igualdade de direitos", finalizou Masioli.

Fonte: José Adriano de Souza

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

A noite do dia 25 de dezembro, durante o Natal de Luz no Parque da Cidade, reuniu milhares de pessoas e marcou a programação especial do período natal

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Gente de Opinião Domingo, 28 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)