Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Marinha Raupp ressalta importância das Festividades do Divino Espírito Santo



Reconhecendo a importância e grandiosidade das Festividades do Divino Espírito Santo, a deputada federal Marinha Raupp (PMDB) tem apoiado a realização dessa festa religiosa junto a órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Banco da Amazônia (BASA). Atendendo solicitação do Conselho Geral da Irmandade do Divino Espírito Santo e da vereadora de Guajará-Mirim, Gerônima Melo da Costa, Marinha Raupp obteve apoio junto ao BASA para a Festividade que ocorre nesse fim de semana (30 e 31 de maio), no Distrito de Surpresa, em Guajará-Mirim.Marinha Raupp ressalta importância das Festividades do Divino Espírito Santo - Gente de Opinião

O evento marca o encerramento da 115ª Festividade do Divino Espírito Santo do Vale do Guaporé, iniciada há 44 dias na cidade de Pimenteiras do Oeste. Atendendo convite da Diocese de Guajará-Mirim e da entidade Obras Sociais de Guajará-Mirim (OSA), a deputada Marinha Raupp está se programando para participar do encerramento da Festa no domingo. Ao fazer o convite, o Vigário Geral da Diocese, Padre José Élio Dukievicz, agradeceu o apoio da parlamentar em prol das festividades cristãs.

Realizada desde 1894, a Festividade do Divino Espírito Santo do Vale do Guaporé é considerada a maior e mais antiga manifestação religiosa e cultural de Rondônia. Reconhecendo isso, Marinha Raupp solicitou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que essa tradicional festa religiosa seja registrada como bem cultural, de natureza imaterial.

Seguindo o calendário programado pelo Conselho Geral da Irmandade do Divino Espírito Santo do Vale do Guaporé, a deputada Marinha Raupp, acompanhada o presidente do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida, participou da Festividade no município de Costa Marques, em 17 de maio, onde ocorreu a transformação do Santuário do Divino Espírito Santo em Basílica Menor do Divino Espírito Santo. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Gente de Opinião Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)