Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Luz para todos abre frentes de Porto Velho a Vilhena


Financiado com recursos da União (65%), da Ceron (25%) e contrapartida obrigatória do Governo do Estado (10%), através da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES), o Luz para Todos estima beneficiar 48.265 propriedades rurais, inclusive aquelas não atendidas na primeira fase, encerrada no ano passado.

"Naquela etapa, foram investidos R$ 70 milhões para beneficiar 11.000 pequenos produtores rurais, comunidades e associações. Agora, o trabalho deverá ter abrangência ainda maior, pois ainda existem 23.043 consumidores a serem atendidos, o que demanda o empenho de todos os órgãos envolvidos na realização do programa", afirmou o titular da SEAPES, Marco Antonio Petisco.

Antes de serem assinadas as Ordens de Serviço (O.S.), no entanto, um longo caminho foi percorrido pelos membros do Comitê Gestor Estadual. "Foram centenas de visitas, reuniões e discussões com lideranças comunitárias e técnicos das prefeituras e dos organismos e instituições que compõem o conselho para ajustar o calendário de trabalho às prioridades, às novas demandas apresentadas e ao limite de consumidores para cada bloco", explica o engenheiro José Paulo Gonçales Ribeiro, da SEAPES. Além dele, o conselho tem representantes do Ministério das Minas e Energia (Nailor Guimarães), do Governo do Estado (Marco Petisco, pela SEAPES, e Alceu Ferreira Dias, pelo DEOSP), Associação dos Prefeitos (Carlos Alberto de Souza Lima), Ceron, (Marcelo Tavares), Incra (Antonio Colin), Emater (Tarcísio Batista), Sebrae (Pedro Afonso Coelho) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Pedro Bordalo).

A utilização de recursos públicos subvencionados tanto pela União como pelo Governo do estado visa a diminuir o valor de possíveis aumentos para os consumidores. As instalações elétricas nas moradias são gratuitas e incluem um kit com três pontos de luz e duas tomadas. 

Fonte: A/I SEAPES - Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cantora Joelma é uma das atrações confirmadas na comemoração de 111 anos de Porto Velho

Cantora Joelma é uma das atrações confirmadas na comemoração de 111 anos de Porto Velho

A cantora paraense Joelma, ex-vocalista da banda Calypso, foi anunciada como uma das atrações na comemoração de 111 anos de criação do município de Po

Brigada Municipal de Incêndio é implantada em Porto Velho

Brigada Municipal de Incêndio é implantada em Porto Velho

Após anos de espera, a população de Porto Velho (RO) passa a contar com uma Brigada Municipal de Incêndio, já em pleno funcionamento. A iniciativa vis

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)