Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Luz para todos abre frentes de Porto Velho a Vilhena


Financiado com recursos da União (65%), da Ceron (25%) e contrapartida obrigatória do Governo do Estado (10%), através da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES), o Luz para Todos estima beneficiar 48.265 propriedades rurais, inclusive aquelas não atendidas na primeira fase, encerrada no ano passado.

"Naquela etapa, foram investidos R$ 70 milhões para beneficiar 11.000 pequenos produtores rurais, comunidades e associações. Agora, o trabalho deverá ter abrangência ainda maior, pois ainda existem 23.043 consumidores a serem atendidos, o que demanda o empenho de todos os órgãos envolvidos na realização do programa", afirmou o titular da SEAPES, Marco Antonio Petisco.

Antes de serem assinadas as Ordens de Serviço (O.S.), no entanto, um longo caminho foi percorrido pelos membros do Comitê Gestor Estadual. "Foram centenas de visitas, reuniões e discussões com lideranças comunitárias e técnicos das prefeituras e dos organismos e instituições que compõem o conselho para ajustar o calendário de trabalho às prioridades, às novas demandas apresentadas e ao limite de consumidores para cada bloco", explica o engenheiro José Paulo Gonçales Ribeiro, da SEAPES. Além dele, o conselho tem representantes do Ministério das Minas e Energia (Nailor Guimarães), do Governo do Estado (Marco Petisco, pela SEAPES, e Alceu Ferreira Dias, pelo DEOSP), Associação dos Prefeitos (Carlos Alberto de Souza Lima), Ceron, (Marcelo Tavares), Incra (Antonio Colin), Emater (Tarcísio Batista), Sebrae (Pedro Afonso Coelho) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Pedro Bordalo).

A utilização de recursos públicos subvencionados tanto pela União como pelo Governo do estado visa a diminuir o valor de possíveis aumentos para os consumidores. As instalações elétricas nas moradias são gratuitas e incluem um kit com três pontos de luz e duas tomadas. 

Fonte: A/I SEAPES - Decom

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p

Com menor custo, Natal 2025 será o mais grandioso já realizado em Porto Velho

Com menor custo, Natal 2025 será o mais grandioso já realizado em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho vai realizar o Natal 2025 com menor investimento, ampliando a decoração natalina para todos os distritos e reforçando o

MC Donald's vendeu, não entregou e não queria devolver o dinheiro, no PVH Shopping; jornalista teve que chamar a PM.

MC Donald's vendeu, não entregou e não queria devolver o dinheiro, no PVH Shopping; jornalista teve que chamar a PM.

Quem aí gosta de fastfood com os famosos sanduiches da rede mundial de restaurantes "MC Donald's"? Muita gente gosta dessa e de outras marcas como B

Gente de Opinião Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)