Porto Velho (RO) terça-feira, 15 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Luiz Cláudio sai em defesa dos micros e pequenos empresários


   
O deputado estadual Luiz Cláudio (PTN) está desde a última sexta-feira (04) articulando com o deputado federal Eduardo Valverde (PT) para solucionar a questão da extração de areia e brita para os micros e pequenos empresários da Zona da Mata, que estão impedidos de fazer essa extração por falta licença ambiental, já que a Mineradora Santa Elina, que não tem alvará e sim um requerimento do Departamento de Mineração Nacional de Produção Mineral (DNPM), detém o domínio do subsolo. "Com isso, além de impedir a legalização, onera o custo dos materiais de construção para o consumidor e o Estado deixa de arrecadar cerca de R$ 7 milhões por ano", critica o deputado.

Para Luiz Cláudio esse monopólio não pode continuar. "Como uma mineradora, que ninguém sabe o endereço, onde fica, apenas com um requerimento e não um alvará (porque se tivesse teria que recolher impostos estaduais e federais), pode manter o domínio do subsolo?", questiona o parlamentar. "Esse requerimento está impedindo a legalização dessas micro e pequenas empresas junto aos órgãos ambientais como o Ibama e Sedam", destaca.

Segundo Luiz Cláudio, que foi procurado pelos micro e pequenos que estão sendo impedidos de fazer a extração de areia e brita do subsolo não só na Zona da Mata está acontecendo isso, mas em outras regiões também, mineradoras estão tendo o domínio do subsolo com requerimentos. "Por isso decidi procurar o deputado Valverde, sendo que o DNPM é um órgão federal e ele se prontificou a nos ajudar", observa Luiz Cláudio.

A primeira reunião com o deputado federal Eduardo Valverde ocorreu na sexta-feira no gabinete do deputado Ribamar Araújo (PT). Nesta segunda-feira (08) esteve com Valverde no DNPM, com o chefe do 19° distrito do Departamento Nacional de Produção Mineral em Rondônia, o geólogo Deolindo de Carvalho Neto, que disse que essa situação só pode ser resolvida em Brasília. "O deputado Valverde se prontificou a marcar uma audiência com o ministro de Minas e Energia, Édson Lobão assim que chegar em Brasília. Inclusive estou convidando o deputado Jesualdo Pires para fazer parte dessa comissão para is à Brasília", informa.

Para Luiz Cláudio essa situação precisa ser resolvida, porque além de onerar os custos desses materiais de construção ao consumidor, como areia, saibro, cerâmica e brita, está sendo imposta uma barreira para que as micros e pequenas empresas sejam legalizadas e o Estado possa aumentar sua arrecadação", finaliza.

Fonte: Decom/Ale

Mais Sobre Municípios

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras da Prefeitura de Porto Velho seguem em ritmo acelerado nesta segunda-feira (14), com serviços estruturantes em 11 bairros. Elas reali

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Em pleno domingo (13), foram iniciadas as obras de asfaltamento do programa Tchau Poeira, do Governo do Estado, em Ariquemes. O início dos trabalhos