Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Ligação turística e comercial do Brasil com a Bolívia está perto de ser realidade


O estreitamento das relações comerciais, turísticas e culturais entre o Brasil e a Bolívia está caminhando a passos largos. Em Audiência Pública que aconteceu em Costa Marques, no último sábado, nove deputados bolivianos, prefeitos e vereadores do Estado do Beni, estiveram presentes para assegurar que um acordo de cooperação entre os Países se torne realidade, e que uma balsa seja instalada para a travessia do Rio Guaporé, interligando Rondônia ao Estado do Beni, na Bolívia.Ligação turística e comercial do Brasil  com a Bolívia está perto de ser realidade - Gente de Opinião

O deputado José Lebrão, Primeiro Secretário da Assembléia Legislativa do estado de Rondônia, autor do pedido para a realização da audiência, disse que o Estado de Rondônia tem tudo para se tornar um dos estados mais desenvolvido e próspero de toda a Região Norte.  A audiência contou, inclusive, com a presença do Governador do Estado de Rondônia, Confúcio Moura, parlamentares federais da bancada de Rondônia e de inúmeras autoridades brasileiras e bolivianas.

Com a participação de mais de uma dezena de autoridades bolivianas, a demonstração de interesse também por parte dos vizinhos faz com que o Brasil agilize as conversações para a instalação da balsa que fará a travessia do rio Guaporé, no porto localizado no Forte Príncipe da Beira.

O deputado Lebrão ressaltou que o incremento do turismo será o primeiro passo para a consolidação de uma parceria duradoura. Segundo ele, os trâmites burocráticos e instalação de suportes necessários, como Alfândega e controle animal, deverão ser finalizados em médio prazo (aproximadamente 2 anos) e, a partir daí, a exportação e importação entre os dois países estarão consolidados.

ParlamenLigação turística e comercial do Brasil  com a Bolívia está perto de ser realidade - Gente de Opiniãoto boliviano

Lebrão disse que sua maior satisfação foi ver seu apelo atendido pelo Parlamento boliviano. Oito deputados da Assembléia Legislativa de Beni vieram à Costa Marques, comandados pelo presidente daquela Casa de Leis, deputado Alex Abidar.

Abidar, em seu discurso, afirmou que essa integração entre o Brasil e Bolívia, através de diversos corredores, é uma necessidade para um mundo globalizado. Disse ainda que a ligação do Departamento de Beni com a região Sul do Estado de Rondônia, tem que ser feita através de Costa Marques, já que sendo a via por Guajará Mirim a distância chega a pouco mais de mil quilômetros, ao passo que de Costa Marques à Capital do Beni, Trinidad, é de apenas 360 quilômetros.

Abidar disse que o Presidente Evo Morales participa ativamente dos projetos de integração com o Brasil e que enviou seu total apoio à ligação através do Vale do Guaporé. Alex Abidar disse ainda que enquanto estiver na presidência da Assembléia Legislativa do Beni, não poupará esforços para que esse intercâmbio seja estabelecido o mais rápido possível.

Ao final da audiência ficou acertada a vinda de deputados bolivianos para uma mesa redonda com o a Assembléia Legislativa de Rondônia e com o goerno do estado, ficando também marcada a data de 9 de novembro para uma visita do parlamento e governo rondoniense, a Trinidad, Capital do Beni, para a finalização dos acordos.

Fonte: David Casseb

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç