Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Ligação Ji-Paraná ao Mato Grosso é defendida em Audiência


A Câmara Municipal de Ji-Paraná encaminhará aos Governos de Rondônia e Mato Grosso um manifesto popular defendendo a pavimentação de Rondolândia (MT) passando pelo Distrito de Nova Colina até a cidade de Ji-Paraná. No documento elaborado a partir da Audiência Pública realizada no último sábado em Nova Colina constarão diversas informações sobre os benefícios que a pavimentação por Ji-Paraná traria aos dois Estados e principalmente à população de Rondolândia, grande interessada na obra.

Na Audiência também ficou acertado que o DER-RO fará um estudo técnico de viabilidade, analisando os dois trechos possíveis de ligação entre Rondônia e Mato Grosso e uma comitiva formada pelo prefeito José Bianco (DEM), o deputado federal Marcos Rogério (PDT), o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) e o Presidente da Câmara, vereador Nilton Cezar Rios (PSB) irá ao Mato Grosso e a Brasília para defender a pavimentação Rondolândia/Ji-Paraná com o Governador mato-grossense, Silval Barbosa (PMDB) e com os senadores e deputados daquele Estado vizinho. A mesma comitiva manterá reuniões com membros do Governo Rondoniense.

O fato é que desde o ano de 2009 os Governos de Rondônia e Mato Grosso discutem firmar um termo de cooperação para a pavimentação de uma das rodovias entre os Estados visando facilitar o acesso da população de Rondolândia a um grande centro econômico. Há dois trechos possíveis para a Obra: uma via é a que liga Rondolândia ao Município de Ji-Paraná. A outra via, liga a cidade do Mato Grosso ao município de Ministro Andreazza.

Neste contexto, pesam para Ji-Paraná vários aspectos favoráveis como a localização estratégica no centro do Estado; cidade com a segunda maior economia de Rondônia; o custo da obra de pavimentação seria cerca de 40% menor; as regiões produtoras de gado de corte e leite de Rondolândia estão estabelecidas nas proximidades de Ji-Paraná; a obra beneficiará cerca de 5 mil moradores do Distrito de Nova Colina e o asfalto facilitaria ainda o acesso a escola pólo Nova Aliança que possui cerca de 200 crianças matriculadas.

Levantamentos preliminares apresentados durante a audiência dão conta de que a obra custaria cerca de R$ 30 milhões. A intenção é que o investimento seja divido entre os dois Estados.

Participaram do evento os empresários Alexandre Dartiballi e Huberman Carneiro, representando a ACIJP e a CDL, o Diretor executivo do DER engenheiro Rodrigo Viana, o deputado federal Marcos Rogério, estadual Jesualdo Pires, secretários regional de Governo Romildo Pereira, os vereadores Jessé Mendonça, Márcia Regina e Joziel Carlos de Brito, o presidente da Câmara Nilton Cezar Rios e o prefeito de Ji-Paraná José Bianco.

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce