Segunda-feira, 21 de novembro de 2011 - 08h59
A Câmara Municipal de Ji-Paraná encaminhará aos Governos de Rondônia e Mato Grosso um manifesto popular defendendo a pavimentação de Rondolândia (MT) passando pelo Distrito de Nova Colina até a cidade de Ji-Paraná. No documento elaborado a partir da Audiência Pública realizada no último sábado em Nova Colina constarão diversas informações sobre os benefícios que a pavimentação por Ji-Paraná traria aos dois Estados e principalmente à população de Rondolândia, grande interessada na obra.
Na Audiência também ficou acertado que o DER-RO fará um estudo técnico de viabilidade, analisando os dois trechos possíveis de ligação entre Rondônia e Mato Grosso e uma comitiva formada pelo prefeito José Bianco (DEM), o deputado federal Marcos Rogério (PDT), o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) e o Presidente da Câmara, vereador Nilton Cezar Rios (PSB) irá ao Mato Grosso e a Brasília para defender a pavimentação Rondolândia/Ji-Paraná com o Governador mato-grossense, Silval Barbosa (PMDB) e com os senadores e deputados daquele Estado vizinho. A mesma comitiva manterá reuniões com membros do Governo Rondoniense.
O fato é que desde o ano de 2009 os Governos de Rondônia e Mato Grosso discutem firmar um termo de cooperação para a pavimentação de uma das rodovias entre os Estados visando facilitar o acesso da população de Rondolândia a um grande centro econômico. Há dois trechos possíveis para a Obra: uma via é a que liga Rondolândia ao Município de Ji-Paraná. A outra via, liga a cidade do Mato Grosso ao município de Ministro Andreazza.
Neste contexto, pesam para Ji-Paraná vários aspectos favoráveis como a localização estratégica no centro do Estado; cidade com a segunda maior economia de Rondônia; o custo da obra de pavimentação seria cerca de 40% menor; as regiões produtoras de gado de corte e leite de Rondolândia estão estabelecidas nas proximidades de Ji-Paraná; a obra beneficiará cerca de 5 mil moradores do Distrito de Nova Colina e o asfalto facilitaria ainda o acesso a escola pólo Nova Aliança que possui cerca de 200 crianças matriculadas.
Levantamentos preliminares apresentados durante a audiência dão conta de que a obra custaria cerca de R$ 30 milhões. A intenção é que o investimento seja divido entre os dois Estados.
Participaram do evento os empresários Alexandre Dartiballi e Huberman Carneiro, representando a ACIJP e a CDL, o Diretor executivo do DER engenheiro Rodrigo Viana, o deputado federal Marcos Rogério, estadual Jesualdo Pires, secretários regional de Governo Romildo Pereira, os vereadores Jessé Mendonça, Márcia Regina e Joziel Carlos de Brito, o presidente da Câmara Nilton Cezar Rios e o prefeito de Ji-Paraná José Bianco.
Fonte: Decom
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos
Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)