Domingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Leitos de UTIs com funcionamento irregulares


O município de Ouro Preto do Oeste, conta com três hospitais particulares, destes dois: São Lucas e Bom Jesus possuem leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI e segundo uma fonte ligada à área médica não estão obedecendo a resolução – RDC Nº. 07 de 24 de fevereiro de 2010. A informação foi repassada a reportagem após o questionamento do porque o governo do estado não contraria leitos de UTI dos hospitais de Ouro Preto do Oeste, para suprir a necessidade existente na rede pública de saúde de Rondônia.

No primeiro semestre de 2007 o então governador Ivo Cassol, manifestou interesse em contratar leitos de UTI dos hospitais particulares de Ouro Preto do Oeste, mas apenas na época o Hospital São Lucas foi selecionado. Mas tudo não passou de uma pirotecnia política, já que foi revelado que a UTI do São Lucas não estava funcionando conforme a legislação vigente, ou seja, sem os profissionais médicos exigidos.

Passados quase 4 (quatro) anos a UTI do São Lucas continua funcionando normalmente, sem que tenha noticia que foi sanado o problema da falta de profissionais o mesmo exemplo ocorre com a UTI do Hospital Bom Jesus.

O governo do estado para contratar os serviços de uma UTI as mesmas tem que estáequipada com a melhor tecnologia em respiradores, monitores, médicos, especialistas em várias áreas, enfermeiras especializadas e experientes, técnicos de enfermagem treinados, fisioterapeutas, enfim uma equipe multidisciplinar que tenta alcançar todas as expectativas dos pacientes e familiares. Os profissionais envolvidos são médicos intensivistas, enfermeiras, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e neonatologistas.

 

 




 

RESOLUÇÃO - RDC Nº 7, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010

Dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva e dá outras providências.

Art. 1º Ficam aprovados os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva, nos termos desta Resolução.

Art. 3º Esta Resolução se aplica a todas as Unidades de Terapia Intensiva gerais do país, sejam públicas, privadas ou filantrópicas; civis ou militares.

Art. 13 Deve ser formalmente designado um Responsável Técnico médico, um enfermeiro coordenador da equipe de enfermagem e um fisioterapeuta coordenador da equipe de fisioterapia, assim como seus respectivos substitutos.

§ 1º O Responsável Técnico deve ter título de especialista em Medicina Intensiva para responder por UTI Adulto; habilitação em Medicina Intensiva Pediátrica, para responder por UTI Pediátrica; título de especialista em Pediatria com área de atuação em Neonatologia, para responder por UTI Neonatal;

§ 2º Os coordenadores de enfermagem e de fisioterapia devem ser especialistas em terapia intensiva ou em outra especialidade relacionada à assistência ao paciente grave, específica para a modalidade de atuação (adulto, pediátrica ou neonatal);

§ 3º É permitido assumir responsabilidade técnica ou coordenação em, no máximo, 02 (duas) UTI.

Art. 14 Além do disposto no Artigo 13 desta RDC, deve ser designada uma equipe multiprofissional, legalmente habilitada, a qual deve ser dimensionada, quantitativa e qualitativamente, de acordo com o perfil assistencial, a demanda da unidade e legislação vigente, contendo, para atuação exclusiva na unidade.

A reportagem procurou a direção dos Hospitais São Lucas e Bom Jesus, mas os responsáveis não quiseram atender a imprensa para falar sobre o assunto, cabe agora uma fiscalização dos órgãos competentes para saber se a Lei vem sendo cumprida pelas respectivas unidades de saúde.

Fonte
: Alexandre Araujo /ouropretoonline.com

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura entrega escrituras públicas a mais de 400 famílias em Porto Velho

Prefeitura entrega escrituras públicas a mais de 400 famílias em Porto Velho

A regularização fundiária em Porto Velho tem avançado em ritmo acelerado, fruto do planejamento e da execução das políticas públicas voltadas para gar

Prefeitura de Porto Velho entrega escritura para famílias contempladas pela regularização fundiária

Prefeitura de Porto Velho entrega escritura para famílias contempladas pela regularização fundiária

O sonho de ser o proprietário de fato e de direito das suas moradias se tornará realidade para diversas famílias que residem no bairro Socialista I,

Prefeitura de Porto Velho anula concessão do Terminal Rodoviário e cumpre decisão do TCE/RO

Prefeitura de Porto Velho anula concessão do Terminal Rodoviário e cumpre decisão do TCE/RO

A Prefeitura de Porto Velho, está cumprindo a decisão proferida pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO) que declarou ilegal a possibi

Prefeitura emite gratuitamente nova Carteira Nacional de Identidade

Prefeitura emite gratuitamente nova Carteira Nacional de Identidade

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substitui gradualmente o antigo Registro Geral (RG), já está sendo emitida gratuitamente em Porto

Gente de Opinião Domingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)