Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Kanindé: Ponto de cultura terá produto lançado em março


Kanindé: Ponto de cultura terá produto lançado em março - Gente de Opinião

As atividades dos pontos de cultura Hurukunê-wao coordenados pela Associação de defesa etnoambiental Kanindé em Guajará-Mirim e Maloca Digital pela Associação Metareilá em Cacoal começaram há um ano. Edjales Benício, coordena dos dois projetos que venceram o edital do Ministério da Cultura Ponto de cultura em 2010, em parceria com a SECEL e têm a duração de 2 anos. A execução conta com a parceria do Movimento Hip-Hop da Floresta para a produção de um documentário e um CD de cânticos do Povo Indigena Surui.

Ponto de cultura Hurukunê-wao

Em Guajará-Mirim está o outro ponto de cultura, coordenado por técnicos da Kanindé. É o Hurukunê-wao, que reúne jovens da TI Rio Guaporé. O documentário sobre a produção de artesanato indígena em tucumã está em fase de edição. As filmagens e fotografias foram feitas pelos próprios indígenas da Aldeia Ricardo Franco em Guajará-Mirim sob a orientação dos professores. Edimar Xis, na área de sowftware livre e Sérgio Pereira Cruz em vídeo e fotografia. O vídeo vai ajudar na divulgação da loja de artesanato Hurukunê-Wao em Guajará. As filmagens mostram um dia na vida de uma artesã: coleta da matéria prima, o côco de tucumã, preparação do material, produção do artesanato e por fim a entrega do artesanato para venda na loja de Guajará-Mirim.

A loja é dos próprios indígenas e também é um projeto da Kanindé, visando a autonomia dos indígenas na venda do seu artesanato. O vídeo servirá também para divulgação da loja.

Fonte: Jornal O Mamoré com informações da Kanindé


 

Gente de OpiniãoSábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Gente de Opinião Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)