Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Secretário da Secel recebe comitiva Patê Suruí


   
Entre os muitos assuntos abordados o de maior destaque foi o pedido de apoio às atividades indígenas. Almir Suruí lembrou a importância de haver uma participação maior dessas comunidades nas questões diretamente ligadas a administração pública, onde as tribos possam apontar soluções para os interesses únicos de cada uma delas.

Outro tema pontuado durante o encontro foi a possibilidade de apoio às atividades culturais das etnias existentes em todo o Estado. Suruí ressaltou o pouco investimento feito na manutenção e divulgação da cultura indígena local e desabafou alertando que o maior incentivo às tribos têm vindo de países europeus.

O chefe dos Suruí descreveu ainda o estreitamento de relações entre as tribos e grandes vultos da arte européia, que culminou, inclusive, com uma apresentação de um grupo de atores da tribo na Europa, além de um freqüente intercâmbio com artistas franceses e cantores de renome. “Nós sempre recebemos a visita de grandes músicos e atores nacionais e internacionais”, revelou.

Almir Suruí questionou também sobre a implantação de uma estrutura organizacional da Secel dentro da tribo, uma espécie de Gerência indígena, com a intenção de dar mais atenção as questões relacionadas aos povos nativos de Rondônia, além de ajudar a fomentar e difundir a cultura e o potencial esportivo dos índios da região.

Para Chicão o momento não poderia ser mais oportuno, uma vez que a Secel tem em andamento uma leitura da cultura no Estado e tem feito levantamentos sobre as mais variadas manifestações existentes. O titular da Secel garantiu também o interesse na valorização das tradições e na manutenção das características etno-culturais da população.

O Secretário fez questão de falar sobre a preparação dos jovens atletas indígenas para as olimpíadas. “Quem sabe dessas comunidades não sai um campeão de arco e flecha, de natação ou de remo, para representar Rondônia nas Olimpíadas que acontecem dentro de cerca de cinco anos?”, finalizou.

Fonte: Emilli Sousa
 

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou Indicação N.º 16381/2026 ao governo de Rondônia para realização de estudo de viabilidade

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Gente de Opinião Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)