Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Justiça Rápida Itinerante chega a Candeais do Jamari



Depois de Ponta Abunã, a operação Justiça Rápida Itinerante 2009, ação do Tribunal de Justiça de Rondônia para acelerar a solução de pequenas causas, chega a Candeias do Jamari. A triagem dos casos no município será nos dias 17 e 18 de setembro, na Câmara de Vereadores, que fica na avenida Presidente Tancredo Neves. Os interessados podem procurar o serviço, levando os documentos pessoais, como RG e CPF; comprovante de endereço e documentos para comprovar o direito solicitado, como, por exemplo, em casos de cobrança, uma nota promissória, cheque ou outro certificado de que há a dívida.

As audiências propriamente ditas estão agendadas para o dia 10 de outubro, e acontecerão no mesmo local da triagem. Entre os casos selecionados estão os que envolvem cobranças de pequenos valores (geralmente até 40 salários mínimos), divórcio (direto e conversão de separação em divórcio), separação judicial consensual, restabelecimento da sociedade conjugal, dissolução de sociedade de fato, alimentos, reconhecimento ou investigação de paternidade (sem exame de DNA e sem estudo psico-social), revisional de alimentos, execução de alimentos, retificação de certidões de nascimento e de casamento, justificação de registro tardio, justificação de união estável, cobrança de aluguéis, possessórias (até 40 SM) e execução de contratos.

Na última operação, realizada em oito localidades de Ponta do Abunã, foram feitas 432 audiências, superando o número da Justiça Rápida Itinerante 2008, que é de 322. As 110 audiências a mais que o ano anterior representam uma ampliação de 34% no atendimento à população. A maratona começou em Extrema, no dia 11 de agosto, na escola Jaime Peixoto e terminou no dia 21, na escola Maria de Nazaré, em Jaci-Paraná. Para o coordenador da Operação, juiz João Luiz Rolim Sampaio, o recorde de atendimentos é consequência do planejamento das ações, que envolveram a divulgação antecipada do serviço para a comunidade e as triagens realizadas no mês de julho último. "Hoje a população já aguarda a chegada da operação nas localidades", explica o magistrado. Além do crescimento populacional da região, por causa da construção das hidrelétricas do rio Madeira.

O atendimento das demandas das comunidades é feito por uma equipe de 13 pessoas, entre servidores do Poder Judiciário, um juiz, uma defensora pública e um promotor de Justiça. A variedade do atendimento da Justiça Rápida Itinerante tem uma novidade, que é o julgamento à revelia, ou seja, as pessoas comunicadas pela Justiça da audiência têm a obrigação de comparecer, sob pena de serem condenadas sumariamente. "A pessoa que procura o judiciário tem uma satisfação imediata. Ou é um acordo ou é uma revelia. Depois ela executa esse título judiciário", completa o coordenador da operação.

Fonte: Ascom TJRO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Com planejamento e responsabilidade, o prefeito Léo Moraes realizou o Carnaparedão na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito. O evento re

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)