Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Justiça Rápida faz triagens na Ponta do Abunã



A Operação Justiça Rápida Itinerante 2009 chega nesta terça-feira, 28, à Ponta do Abunã,na BR-364, região formada por distritos e localidades de Porto Velho. A ação do Tribunal de Justiça de Rondônia tem o objetivo de acelerar a solução de pequenas causas. Até o dia 18 de agosto serão feitas triagens, que definirão quais casos podem ser julgados na operação.

O juiz João Rolim Sampaio, coordenador da operação, explica como deve proceder o cidadão interessado em resolver seus litígios na Justiça Rápida. É bem fácil. Os cidadãos devem comparecer nas escolas onde são feitas as triagem levando os documentos pessoais, como RG e CPF; comprovante de endereço e documentos que comprovem o direito solicitado, como, por exemplo, em casos de cobrança, uma nota promissória, cheque ou outro certificado de que há a dívida.

As triagens e audiências preliminares começam pelo distrito de Extrema, a cerca de 400 quilômetros da capital. Lá, na terça e quarta-feira (28 e 29), o atendimento será feito na Escola Jaime Peixoto.

No dia 30, a Justiça Rápida Itinerante vai até Nova Califórnia, na Escola Maria Jacira Feitosa Carvalho. No dia seguinte, será a vez da população do distrito de Vista Alegre do Abunã, que será atendida na Escola Professora Antônia Vieira Frota. Jaci-Paraná fecha a agenda de triagens, no dia 1º de agosto, na Escola Maria de Nazaré dos Santos.

De volta à Ponta do Abunã, ainda em agosto, a equipe da Justiça Rápida atende, com triagens e audiências, os distritos de Fortaleza do Abunã, Abunã, Mutum-Paraná e União Bandeirantes. Todos os atendimentos serão feitos em escolas. Dessa vez, quando retornarem aos distritos maiores, entre os dias 11 e 21, as equipes já farão as audiências, que podem resultar no fim do processo e na solução dos problemas levados ao Judiciário.

A Operação Justiça Rápida Itinerante procura resolver de forma conciliatória: disputa pela posse de bens, retificação de certidões com erros materiais, alimentos e visitas para os filhos, cobranças até 40 vezes o valor do salário mínimo, danos materiais, guarda de menores sem fins previdenciários, divórcio consensual (amigável), conversão consensual de separação em divórcio, justificação para lavratura de certidão de nascimento e despejos. Na última Mega Operação na capital, em junho deste ano, foram realizadas mais de 700 audiências.

Fonte: Ascom TJRO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Equipes da Prefeitura de Porto Velho têm trabalhado para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram durante o final de semana. Na manhã desta se

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga a lista do processo seletivo para con

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)