Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Justiça determina reintegração ao trabalho de vítima de assédio moral e condena BB



Justiça determina reintegração ao trabalho de vítima de assédio moral e condena BB de São Miguel a pagar R$ 40 mil por danos morais

O Banco do Brasil foi condenado pela Justiça do Trabalho a pagar R$ 40 mil a um bancário da agencia do município de São Miguel do Guaporé (RO) e reintegrá-lo ao emprego, com pagamento de salários e demais benefícios a partir do ajuizamento da ação, em 09 de dezembro de 2009.

A sentença foi expedida pelo juiz federal do Trabalho Substituto Geraldo Rudio Wandenkolken, que confirmou que o bancário, admitido em fevereiro de 2000, foi vítima de assédio moral e institucional praticado tanto por sua superiora direta – a gerente da agência – e pelo próprio banco, que teria sido negligente e até mesmo conivente com a atitude da infratora.

Nos autos do processo o bancário (reclamante) explica que foi vítima de um constante assédio moral praticado por sua chefe imediata (infratora) e que, após não suportar mais o clima de terror psicológico e tantas sessões de constrangimento e violência psicológica, acabou se vendo obrigado a pedir demissão.

O bancário em questão, de acordo com algumas testemunhas, chegou a trabalhar de servente de pedreiro, pois como teria se dedicado à função no ramo financeiro, não sabia fazer outra coisa e teve que sobreviver nesta nova profissão.

O reclamante resolveu lutar pelos seus direitos e em maio de 2007, impetrou reclamação contra o BB na Justiça Trabalhista.

Há rumores de que somente depois que mais uma funcionária da agência daquele município entrou com a mesma ação de assédio moral, é que o banco resolveu afastar a gerente que praticava o terrorismo funcional e psicológico naquele ambiente de trabalho.

Fonte: Ascom/SEEB-RO


 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç