Porto Velho (RO) terça-feira, 15 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Juiz cassa registro de candidato eleito em Ji-Paraná. Candidato não será diplomado



O Juiz Eleitoral da 30ª Zona, Dr. Carlos Augusto Lucas Benasse, julgou procedente nesta quarta-feira (17) a Ação de Investigação Judicial Eleitoral proposta pelo Ministério Público Eleitoral contra o José Vanderlei Nunes Fernandes (Vandelei COOPEJI) e Vicente Batista Filho, irmão de José Vanderlei.

O Órgão Ministerial acusa José Vanderlei e seu irmão de: induzirem índios a votar no réu Vanderlei através de simulacro de urna eletrônica, treinando-os na escola, inclusive; vedarem o acesso de outros candidatos à área indígena, prevalecendo o réu Vicente da condição de chefe regional da FUNAI; e de escreverem o nome e número do candidato Vanderlei na lousa onde estava instalada a urna de votação da 125ª Seção Eleitoral. O que configura abuso de poder econômico e de autoridade.

O magistrado entendeu serem procedentes as acusações. “Verifica-se todo um engendramento de esforços do candidato Vanderlei da COOPEJI, de seu irmão Vicente chefe regional da FUNAI, de funcionários da própria FUNAI e das lideranças indígenas, a fim de angariar votos de forma ilícita de índios”, sentenciou.

Confirmada a captação indevida de sufrágio mediante abuso de poder econômico e de poder de autoridade decidiu:

   a) CASSAR o registro de candidatura do réu JOSÉ VANDERLEI NUNES FERNANDES (VANDELEI COOPEJI), declarando nulos os votos recebidos no pleito eleitoral realizado em 05-10-2008 com relação ao candidato, mantendo-se os votos com relação ao partido político e coligação, se houver;               

   b) DECLARAR a inelegibilidade de JOSÉ VANDERLEI NUNES FERNANDES (VANDELEI COOPEJI) e de VICENTE BATISTA FILHO para as eleições a se realizarem nos 3 (três) anos subseqüentes às eleições de 2008, com espeque no art. 22, XIV, da Lei Complementar 64/90.

 

SUPLENTE DIPLOMADO

Determinou-se também a convocação do primeiro suplente (Jessé Mendonça Bitencourt - PDT) ao cargo de vereador para ser diplomado.  A diplomação em Ji-Paraná acontece nesta quinta-feira (18), às 17h, no auditório da ULBRA do município.

Fonte: Ascom/TRE-RO

Mais Sobre Municípios

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras da Prefeitura de Porto Velho seguem em ritmo acelerado nesta segunda-feira (14), com serviços estruturantes em 11 bairros. Elas reali

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Em pleno domingo (13), foram iniciadas as obras de asfaltamento do programa Tchau Poeira, do Governo do Estado, em Ariquemes. O início dos trabalhos