Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Jogos Paralímpicos; 658 participantes em hotéis de Cacoal


 

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Atletas competem em Cacoal

Todos os 658 integrantes das 72 escolas de 20 cidades participantes da fase estadual – Etapa Especial Paralímpica – iniciada na noite de sexta-feira (5), em Cacoal, estão acomodados na rede hoteleira da cidade, exceto os anfitriões. Essa decisão do governo estadual agradou aos paratletas e dirigentes.

A iniciativa tem a finalidade de incentivar mais o desenvolvimento do paradesporto proporcionando dignidade, conforto, segurança e tranquilidade aos envolvidos na competição. Nos anos anteriores as acomodações aconteciam em escolas estaduais.

“Nossa proposta é melhorar cada vez mais. A ordem do governador Confúcio Moura é apoiar o esporte, tanto o olímpico quanto o paralímpico”, ressaltou o secretário adjunto estadual de Educação Márcio Félix, na cerimônia de abertura oficial da etapa Paralímpica, na noite de sexta-feira, em Cacoal.

A organização dos jogos acomodou as delegações nos principais hotéis da cidade e cuida do translado dos paratletas entre a rede hoteleira, as praças esportivas e de alimentação. “Nossos agradecemos ao governador Confúcio Moura por esse novo formato aplicado”, disse a presidente da Federação Rondoniense Paralímpica de Esportes (Frope), Edislaine Silva.

“Ficar em hotel é muito melhor, é confortável. As camas ficam na altura certa para gente. É maravilhoso”, disse a paratleta do atletismo Iara Mendes, da escola Darcy Ribeiro, em Porto Velho. Francinaldo Estevanelli é estudante da Apae em Costa Marques e é atacante no time de futsal. Esta é a primeira vez que ele hospeda em hotel. “O hotel é muito bom, tem muitos atrativos, entre eles, o elevador”, disse o garoto, que está hospedado no terceiro andar e teve a oportunidade de conhecer elevador.

Erick Gomes de Oliveira e Mayara Dias de Melo estudam na Apae em Colorado do Oeste e são parateltas do atletismo. O rapaz compete nos arremessos de peso e do dardo. A moça participa de provas de velocidade. Os jogos em Cacoal proporcionam a eles mais que o envolvimento paradesportivo.

“Aqui conhecemos mais gente, o lugar é muito bonito. A piscina é um atrativo interessante”, disse Mayara, satisfeita pela hospedagem no hotel. Para Erick, a acomodação em hotel motiva mais a dedicar ao atletismo. “Agora dá mais vontade de praticar os arremessos, pois descansamos melhor, no ar condicionado”, disse.

“É conforto, comodidade, praticidade, dignidade”, disse a professora Dagmar Murari, sobre a acomodação da delegação de Colorado do Oeste composta por 22 paratletas no hotel de selva.

Veja galeria de fotos

Para o professor José Jalissom Pinheiro, da delegação de Nova Mamoré, hospedar as delegações em rede hoteleira melhorou bastante se comparado à época em que os estudantes ficavam em escolas. “A competição está bem organizada. É assim mesmo, cada ano vai melhorando mais”, comentou Jalissom, que ajuda cuidar de 33 paratletas nos jogos em Cacoal.

A etapa Especial Paralímpica é uma organização da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado da Edicação (Seduc).

Leia mais:
 Apresentações arrancaram aplausos na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Escolares em Cacoal


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho

Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), concluiu uma obra histórica de iluminação pública ao longo de do

Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes

Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes

A Prefeitura de Porto Velho anunciou o planejamento do maior concurso público da história da capital. Com salários que podem chegar a R$ 22 mil, o cer

Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho

Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho

A estudante Elke de Souza, moradora do bairro Rio Madeira em Porto Velho, é mãe de duas crianças: Luís Henrique Vieira, 8 anos, e da Helena Vieira, 7

Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil

Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil

A luta por um mundo mais seguro para as crianças é o foco da campanha “Carinho não é Segredo”, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, sob a articul

Gente de Opinião Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)