Sexta-feira, 22 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ji Paraná: sancionada a Lei que declara Utilidade Pública a Associação em prol de autistas


Ji Paraná: sancionada a Lei que declara Utilidade Pública a Associação em prol de autistas - Gente de Opinião

O Prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto (PDT), sancionou a lei Municipal nº 3289 que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (Amaji). A lei foi aprovada por unanimidade pelos vereadores na última semana.

A declaração permite que a Associação seja incluída na relação de benefícios fiscais e celebração de convênios com o poder público ou empresas para recebimento de recursos financeiros.

Para o prefeito Marcito Pinto, a decisão foi muito importante para dar condições de estruturação para a Amaji, que tem feito um sério trabalho em Ji-Paraná.

“Hoje temos o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo com excelentes profissionais e o apoio importante dos pais. É um trabalho que tem sido referência para outros estados. Atendemos crianças do ensino infantil e fundamental. Com a declaração de utilidade pública da Amaji, a associação poderá ampliar esse trabalho no município, em parceria com o poder público. Precisamos somar forças”, explicou o prefeito.

O presidente da Câmara de Vereadores, Affonso Cândido, autor da projeto de Lei, garantiu que o Legislativa dará todo apoio a Amaji neste processo de estruturação. “É com grande alegria que dou a minha contribuição para a causa dos autistas. Sei das lutas dessas abnegadas mães, pais, tios e tias, avós e amigos dos autistas de Ji-Paraná”, afirmou Affonso Cândido em pronunciamento após aprovação unânime.

De acordo com o presidente da Amaji, Adilson Paiva, a entidade sem fins lucrativos tem hoje com 43 associados e uma relevância grande para a sociedade.

“Ficamos muito felizes em ver nossa luta sendo reconhecida. Agora temos o amparo legal para buscar recursos municipal, estadual e federal. O Governo do Estado teria a obrigação de atender os jovens com mais de 14 anos, que encerram o atendimento no Centro Municipal de Autismo, mas infelizmente isso não acontece. Eles acabam indo para casa, o que interrompe o desenvolvimento que tiveram até então”, explicou.

A sede da Amaji será construída no próximo ano em um terreno doado para a associação, no bairro Jardim Presidencial III, na Rua das Pedras. Os Pais e Amigos dos Autistas têm buscado parcerias pra dar continuidade ao trabalho da Prefeitura.

“Queremos oferecendo a socialização com cursos profissionalizantes para os autistas e capacitação e apoio para as famílias. Nosso objetivo é construir um jardim sensorial e uma piscina para que façam hidroginástica e natação, o que colabora e muito para o desenvolvimento”, finalizou Adilson Paiva.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 22 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Trecho da avenida Anysio da Rocha volta a operar em mão dupla a partir do próximo domingo (24)

Trecho da avenida Anysio da Rocha volta a operar em mão dupla a partir do próximo domingo (24)

Como medida de planejamento do trânsito na região do bairro Rio Madeira, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, T

Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho

Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), concluiu uma obra histórica de iluminação pública ao longo de do

Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes

Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes

A Prefeitura de Porto Velho anunciou o planejamento do maior concurso público da história da capital. Com salários que podem chegar a R$ 22 mil, o cer

Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho

Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho

A estudante Elke de Souza, moradora do bairro Rio Madeira em Porto Velho, é mãe de duas crianças: Luís Henrique Vieira, 8 anos, e da Helena Vieira, 7

Gente de Opinião Sexta-feira, 22 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)