Sexta-feira, 22 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ji-Paraná registra o menor índice de Infestação por Aedes aegypti


Ji-Paraná registra o menor índice de Infestação por Aedes aegypti - Gente de Opinião

Desde o ano de 2012, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e Divisão de Controle de Endemias, realiza o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Lira) no município, que mede o risco de epidemia de uma cidade. Este ano, Ji-Paraná registrou o menor índice desde que o Lira foi criado.

Os dados foram coletados neste primeiro semestre e constataram que a infestação predial, relativa ao mosquito está em 0,7%, o menor da história. De acordo com o Ministério da Saúde, esse número faz com que o município não tenha risco de epidemia de dengue.

Para o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Thiago Butzske Freire, o resultado é muito positivo e prova que a população tem contribuído e o Poder Público trabalhado para a maior efetividade na prevenção e no combate e eliminação dos criadouros do mosquito.

“O objetivo é sempre manter o controle dos casos de dengue em Ji-Paraná. Esse resultado se deve ao bom trabalho realizado pelos agentes de endemias com a intensificação das visitas domiciliares, eliminação de criadouros e tratamento, vistorias em fossas e pontos estratégicos, realização de trabalho com inseticida em locais onde houve registro de possíveis casos e a orientação da população durante as visitas. É um conjunto de fatores que fez muita diferença”, salientou o diretor.

Mesmo com o baixo índice, o relatório apontou que 80% dos criadouros estão dentro dos quintais. Por isso, para combater o Aedes Aegypti, os moradores precisam continuar eliminando os locais que acumulam água.

“É preciso adotar uma rotina semanal para esse trabalho, pois estamos sim em uma situação confortável, mas não podemos cruzar os braços. Temos que continuar atentos para que esse índice continue controlado. Pedimos o apoio da população no controle dos criadouros” lembrou Samuel Antônio, diretor da Divisão de Endemias.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 22 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho

Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), concluiu uma obra histórica de iluminação pública ao longo de do

Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes

Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes

A Prefeitura de Porto Velho anunciou o planejamento do maior concurso público da história da capital. Com salários que podem chegar a R$ 22 mil, o cer

Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho

Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho

A estudante Elke de Souza, moradora do bairro Rio Madeira em Porto Velho, é mãe de duas crianças: Luís Henrique Vieira, 8 anos, e da Helena Vieira, 7

Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil

Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil

A luta por um mundo mais seguro para as crianças é o foco da campanha “Carinho não é Segredo”, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, sob a articul

Gente de Opinião Sexta-feira, 22 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)