Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ji-paraná realiza formação da Pastoral dos Migrantes



Segundo Irmã Carolina de França, coordenadora da Pastoral dos Migrantes a diocese de Ji-Paraná, em Rondônia, vários elementos marcaram os focos migratórios como os ciclos da borracha no final do séc. XIX e início do séc. XX; a linha telegráfica Rondon; a estrada de ferro Madeira Mamoré e a construção da BR 364, que acelerou a migração para a região Norte.

“A história desta diocese se confunde com a própria história da cidade de Ji-Paraná marcada pela migração desde os nordestinos, expulsos pela seca, o grande fluxo migratório dos anos 1980/1990, o êxodo rural instalado nos últimos anos e a saída de nosso povo para outros países, sempre buscando sonhos, procurando melhoria de vida”, explica a religiosa.

De acordo com Irmã Carolina, há uma nova fase migratória no Estado provocado pela construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antonio, e das usinas da Cana e álcool na região de Rolim de Moura, São Felipe e Santa Luzia.

“As hidrelétricas são danosas para comunidades sem território reconhecido e regularizado, como é o caso dos ribeirinhos do rio Madeira, os indígenas, quilombolas, reservas extrativistas e áreas de conservação ambiental. Todos estão sendo afetados pela consolidação de um modelo econômico voltado para exportação e agronegócio”, comentou a irmã.


Fonte: CNBB

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, acompanha de forma contínua a situação do canal localizado na região do Cai N’Água, q

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

A forte chuva registrada nesta quinta-feira (26) causou o transbordamento do igarapé Bate-Estaca e abriu uma cratera na Estrada de Santo Antônio, em P

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

A Prefeitura informa que estão abertas as inscrições para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte. Promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas P

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

As avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro estão recebendo obras de instalação de ecobueiros, conhecido

Gente de Opinião Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)