Sexta-feira, 15 de abril de 2011 - 16h09
Segundo Irmã Carolina de França, coordenadora da Pastoral dos Migrantes a diocese de Ji-Paraná, em Rondônia, vários elementos marcaram os focos migratórios como os ciclos da borracha no final do séc. XIX e início do séc. XX; a linha telegráfica Rondon; a estrada de ferro Madeira Mamoré e a construção da BR 364, que acelerou a migração para a região Norte.
“A história desta diocese se confunde com a própria história da cidade de Ji-Paraná marcada pela migração desde os nordestinos, expulsos pela seca, o grande fluxo migratório dos anos 1980/1990, o êxodo rural instalado nos últimos anos e a saída de nosso povo para outros países, sempre buscando sonhos, procurando melhoria de vida”, explica a religiosa.
De acordo com Irmã Carolina, há uma nova fase migratória no Estado provocado pela construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antonio, e das usinas da Cana e álcool na região de Rolim de Moura, São Felipe e Santa Luzia.
“As hidrelétricas são danosas para comunidades sem território reconhecido e regularizado, como é o caso dos ribeirinhos do rio Madeira, os indígenas, quilombolas, reservas extrativistas e áreas de conservação ambiental. Todos estão sendo afetados pela consolidação de um modelo econômico voltado para exportação e agronegócio”, comentou a irmã.
Fonte: CNBB
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)
Uma época de sonhos, magia, amor e gratidão: assim podemos definir o período de final de ano em Porto Velho, que contará com um cenário inédito mont

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul
Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364
A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)