Segunda-feira, 16 de outubro de 2017 - 21h45
Para incentivar a população a plantar e cuidar das árvores, recuperar áreas degradadas e ampliar os espaços verdes a Prefeitura de Ji-Paraná está ampliando as ações do Programa Municipal de Arborização junto a sociedade. Como parte deste trabalho, foi realizado no último domingo (15), uma parceria com a Cooperativa de Apoio e Prestação de Serviço (Uniprov), na realização do Dia “C”, dia de Cooperar, evento social voltado a conscientização ambiental.
Durante o evento, realizado no 2º Batalhão de Policia Militar, foram realizadas palestras ministradas pela professora do Departamento de Direito Ambiental da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Irene Sakuno, sobre queimadas e desmatamentos e ainda o plantio de árvores frutíferas no pátio do Batalhão de Polícia Militar e nas mediações do bairro Aurélio Bernardi.
Segundo o secretário municipal de meio ambiente, Reinaldo Pereira, o Programa Municipal de Arborização, prevê além dessas parcerias, a produção e distribuição de mudas à população em pit stop e doação no Viveiro Municipal, que foi ampliado e reestruturado.
Reinaldo ressaltou que desde o inicio do Programa no ano de 2013, Já foram mais 20 mil mudas distribuídas e cerca de oito mil mudas plantadas nos pátios das escolas municipais, órgãos públicos, praças, áreas de lazer, canteiros centrais de diversas avenidas como Menezes Filho, Ji-Paraná, Clóvis Arraes, Dois de Abril e marginal da BR-364.
O coordenador de Educação Ambiental da Semeia, Gilson Prates, lembrou que foi preciso um grande trabalho da Prefeitura visando melhorar a produtividade do Viveiro municipal para atender a necessidade dessas parcerias e do programa municipal. “Para que pudéssemos colaborar com esses eventos sociais, precisamos ter um local adequado com capacidade para produzir e doar mudas da nossa região. Hoje o viveiro possui várias espécies como oiti, boliviana, jatobá, acácia, ipês, açaí, ingá, tamarindo, pau-brasil, cedro rosa e as famosas palmeiras imperiais disponíveis à população”, enfatizou.
Além da distribuição das mudas, a Secretaria de Meio Ambiente, atua também na recuperação das áreas degradadas das margens dos rios e igarapés na área urbana. O objetivo é diminuir os impactos ambientais em Ji-Paraná.
Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), concluiu uma obra histórica de iluminação pública ao longo de do
Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes
A Prefeitura de Porto Velho anunciou o planejamento do maior concurso público da história da capital. Com salários que podem chegar a R$ 22 mil, o cer
Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho
A estudante Elke de Souza, moradora do bairro Rio Madeira em Porto Velho, é mãe de duas crianças: Luís Henrique Vieira, 8 anos, e da Helena Vieira, 7
Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil
A luta por um mundo mais seguro para as crianças é o foco da campanha “Carinho não é Segredo”, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, sob a articul