Terça-feira, 22 de abril de 2008 - 16h24
A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil lançou, neste final de semana, a campanha de valorização a advocacia em Ji-Paraná. O lançamento marca o início da campanha nos municípios situados ao longo da BR-364. "O advogado é o pulmão da democracia, sem ele a cidadania não respira", afirmou o presidente da Seccional, advogado Hélio Vieira no ato de lançamento da campanha.
Numa iniciativa da OAB Nacional, a campanha visa unir os advogados na defesa das prerrogativas profissionais e pelo fortalecimento dos direitos do cidadão. "Quando falamos da valorização da advocacia, nós de fato falamos de valorização da cidadania", lembra o presidente da Comissão de Meio Ambiente e conselheiro seccional, advogado Rui Freire. Segundo ele, a presença do advogado e a dedicação ao trabalho, marcando posição frente à causa, atinge aos anseios da sociedade. "Para isso o advogado deve exercer com ética e dedicação a profissão abraçada por ele".
A presidente da subseção da OAB em Ji-Paraná, advogada Marlete Maria da Cruz Correa, tem a campanha como a congregação dos advogados, 'numa integração dos profissionais com a sociedade'.
"A advocacia é uma das profissões mais lindas que existem, os profissionais têm orgulho de ser advogados e de fazer parte da OAB de Rondônia. Mas para que esta advocacia seja efetivamente valorizada, cabe a cada advogado ter que se valorizar. O advogado é indispensável para a administração da justiça. Podemos dizer que o estado de direito é excessivamente cumprido quando existe advogado, mas advogado preparado, consciente e humanista", destaca.
Marlete chamou a atenção para a questão do Poder Judiciário dizendo que a sociedade precisa de uma justiça desburocratizada e de advogados preparados. "A OAB está aí para nos preparar, e cada um de nós advogado tem que exercer a nossa nobre função com muito orgulho".
Responsabilidade
Conselheiro federal e ex-presidente da Seccional Rondônia, o advogado Orestes Muniz Filho fez uma ressalva quanto ao lançamento da campanha. Em discurso, ele enfatizou que os advogados não são melhores nem inferiores a nenhum outro profissional. "Não somos inferiores nem superiores a ninguém, somos iguais. Defendendo com o principio da isonomia e com os princípios constitucionais. Em razão dessa nobre função que nós exercemos de advogados é que aumenta a nossa responsabilidade".
Orestes lembrou as palavras do presidente da OAB Nacional, Cezar Britto, afirmando que 'quem primeiro tem que defender o advogado, as prerrogativas e por a cabeça pra fora pra gritar bem alto: tenha orgulho de ser advogado; sãos os próprios advogados'.
Além dos advogados de Ji-Paraná e região, dos conselheiros da OAB de Porto Velho, também discursaram na abertura da campanha o juiz federal Herculano Martins, da subseção judiciária da Justiça federal em Ji-Paraná, e o juiz do Tribunal de Justiça de Rondônia, Oscar Alves, representando a presidente do Tribunal, desembargadora Zelite Andréa Carneiro.
Fonte: Ascom / OAB-RO
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025
A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho
Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)