Quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 - 15h05
Um chamamento a população de Ji-Paraná para que participe efetivamente das ações de combate à dengue. Este foi o tom da coletiva de imprensa concedida na manhã de hoje (16) pelo Secretário Municipal de Saúde, Renato Fuverki, e pelo Gerente da Regional de Saúde do Governo do Estado, Ivo da Silva.
Uma parceria firmada entre Prefeitura e Governo do Estado, através das secretarias de saúde, possibilitou a intensificação do trabalho preventivo de combate ao mosquito Aedes Aegypti, disponibilizando para cidade oito equipes que estão percorrendo todos os bairros e área rural com a aplicação do fumacê, vistoria em residências e quintais vazios, retirada de entulhos e pneus que possam acumular água parada e realizando um trabalho de conscientização da população para que contribua, zelando por suas residências e informando a divisão de controle de endemias pelo telefone (069) 3424-3029 quanto aos possíveis criadouros do mosquito.
Em Ji-Paraná, somente no mês de janeiro, foram registrados três casos confirmados de dengue e outros cerca de 50 casos suspeitos. O número é bem menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram confirmados 17 casos. Mesmo assim, a preocupação das autoridades neste momento é pela mobilização da sociedade para que o município não enfrente um surto da doença, como já vem ocorrendo em outras cidades brasileiras.
O gerente regional de saúde do Governo do Estado, Ivo da Silva, ressaltou que o trabalho será realizado em todo o período chuvoso, período em que ocorre a proliferação do Aaedes Aegypti. “Estamos realizando mapeamento de toda a cidade e intensificando o trabalho nos bairros com maior incidência, como por exemplo, o Nova Brasília e o Jardim Presidencial, onde foram detectados os três casos registrados neste mês. Estaremos atuando durante o verão, mas a sociedade tem que ter consciência de que essas ações só terão sucesso se houver a participação de todos”,lembrou.
Conforme o secretário, Renato Fuverki, a prefeitura de ji-paraná está preparada para atender a população com medicação e com internamento, caso necessário. Entretanto, todas as ações estão sendo realizadas para a prevenção. “Não queremos que a dengue se alastre. Não queremos ninguém doente. Por isso, estamos nos antecipando e já no inicio do ano colocando várias equipes realizando um trabalho de campo, voltado para o combate ao mosquito e a conscientização da população”, enfatizou.
Renato afirmou ainda que os imóveis onde forem detectados possíveis criadouros serão notificados e terão um prazo curto para que as providências de limpeza sejam tomadas e, caso não haja a compreensão do proprietário em fazer sua obrigação, a prefeitura não terá outra opção a não ser a aplicação de multas.
Fonte: Decom
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade
As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio
Uma noite de celebração marcou o Prédio do Relógio, sede do Executivo Municipal, onde milhares de porto-velhenses se reuniram para acompanhar a primei

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO
A Prefeitura de Porto Velho reafirmou seu destaque no cenário estadual ao conquistar o Selo Diamante de Transparência Pública, concedido pelo Tribunal
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)