Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ji-Paraná intensifica ações de combate à dengue


Um chamamento a população de Ji-Paraná para que participe efetivamente das ações de combate à dengue. Este foi o tom da coletiva de imprensa concedida na manhã de hoje (16) pelo Secretário Municipal de Saúde, Renato Fuverki, e pelo Gerente da Regional de Saúde do Governo do Estado, Ivo da Silva.

Uma parceria firmada entre Prefeitura e Governo do Estado, através das secretarias de saúde, possibilitou a intensificação do trabalho preventivo de combate ao mosquito Aedes Aegypti, disponibilizando para cidade oito equipes que estão percorrendo todos os bairros e área rural com a aplicação do fumacê, vistoria em residências e quintais vazios, retirada de entulhos e pneus que possam acumular água parada e realizando um trabalho de conscientização da população para que contribua, zelando por suas residências e informando a divisão de controle de endemias pelo telefone (069) 3424-3029 quanto aos possíveis criadouros do mosquito.

Em Ji-Paraná, somente no mês de janeiro, foram registrados três casos confirmados de dengue e outros cerca de 50 casos suspeitos. O número é bem menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram confirmados 17 casos. Mesmo assim, a preocupação das autoridades neste momento é pela mobilização da sociedade para que o município não enfrente um surto da doença, como já vem ocorrendo em outras cidades brasileiras.

O gerente regional de saúde do Governo do Estado, Ivo da Silva, ressaltou que o trabalho será realizado em todo o período chuvoso, período em que ocorre a proliferação do Aaedes Aegypti. “Estamos realizando mapeamento de toda a cidade e intensificando o trabalho nos bairros com maior incidência, como por exemplo, o Nova Brasília e o Jardim Presidencial, onde foram detectados os três casos registrados neste mês. Estaremos atuando durante o verão, mas a sociedade tem que ter consciência de que essas ações só terão sucesso se houver a participação de todos”,lembrou.

Conforme o secretário, Renato Fuverki, a prefeitura de ji-paraná está preparada para atender a população com medicação e com internamento, caso necessário. Entretanto, todas as ações estão sendo realizadas para a prevenção. “Não queremos que a dengue se alastre. Não queremos ninguém doente. Por isso, estamos nos antecipando e já no inicio do ano colocando várias equipes realizando um trabalho de campo, voltado para o combate ao mosquito e a conscientização da população”, enfatizou.

Renato afirmou ainda que os imóveis onde forem detectados possíveis criadouros serão notificados e terão um prazo curto para que as providências de limpeza sejam tomadas e, caso não haja a compreensão do proprietário em fazer sua obrigação, a prefeitura não terá outra opção a não ser a aplicação de multas.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal

O espírito do Natal tomou conta de Porto Velho no sábado (22), quando uma multidão esteve no Parque da Cidade para acompanhar a abertura oficial das f

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população

A madrugada desta quarta-feira foi marcada por forte temporal em Porto Velho, com acúmulo superior a 100 milímetros de chuva, segundo dados meteorol

Gente de Opinião Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)