Quarta-feira, 11 de novembro de 2009 - 20h13
Em Culto de Ação de Graças pelos dois anos de existência do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná (GAPC), o prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco (DEM), o vice-prefeito, José Otônio Lima Silva (PSDB), e o secretariado do Poder Executivo, receberam uma placa em homenagem ao apoio disponibilizado ao grupo de voluntários, que trabalha incansavelmente na prevenção e tratamento do câncer em pacientes de Ji-Paraná e região.
O GAPC foi fundado em 10 de novembro de 2007. Com tão pouco tempo de existência o grupo já se tornou referência no Estado de Rondônia por sempre buscar o melhor atendimento à comunidade carente. Desde a sua criação o GAPC vem realizando campanhas e mobilizações para conscientizar o público sobre a necessidade da realização de exames preventivos. Um grande instrumento para tanto tem sido a vinda da Carreta Oncológica, que há dois anos consecutivos realiza em Ji-Paraná exames preventivos de câncer de pele, próstata e colo de útero, um total de 300 atendimentos. No último mês de outubro também foi realizada a Campanha do Câncer de Mama, quando foram oferecidas 50 mamografias para mulheres carentes do município. Só no último ano o GAPC encaminhou 129 pessoas para tratamento no Hospital do Câncer de Barretos- Fundação Pio XII- instituição de referência nacional no tratamento desta doença. Neste ano já foram enviadas 92 pessoas para Barretos, o hospital oferece tratamento totalmente gratuito. O grupo acompanha cada paciente com o câncer, viabilizando tratamento adequado e levando palavras de conforto e carinho, para fortalecer as famílias tão fragilizadas neste momento difícil que é o da luta contra a doença.
Para amenizar o sofrimento dessas famílias, a presidente do GAPC, Silvia Cristina Amâncio Chagas, anunciou que agora o grupo dispõe de uma casa de apoio em Barretos para receber os doentes e seus acompanhantes. “Estamos muito felizes com mais essa conquista e pretendemos disponibilizar esse local para receber esses pacientes já a partir do próximo mês. A casa já foi alugada, está sendo pintada e preparada para abrigar, da melhor forma possível, essas pessoas. Os nossos grandes parceiros nessa conquista são a Prefeitura de Ji-Paraná, na pessoa do prefeito Bianco, que disponibilizará os recursos para manutenção da casa, e também os vereadores, que aprovaram esse projeto. Muito obrigado”, concluiu.
Para Bianco, é preciso que a sociedade se envolva mais com esse trabalho, principalmente os empresários ji-paranaenses. “É necessário que haja uma mobilização de toda sociedade para que mais colaboração seja somada ao trabalho já realizado. Levando em consideração o número de pessoas enviadas a Barretos para tratamento, temos uma média mensal de 10 famílias em sofrimento, angustiadas, é um número muito grande. Diante dessa realidade precisamos alertar para a necessidade de trabalhar de forma preventiva, o que gera menos dor e desgaste familiar”, afirmou.
Bianco agradeceu a homenagem e encerrou parabenizando o GAPC, através da presidente, Silvia Cristina, e do seu vice, Ivo da Silva, pela dimensão do importante trabalho realizado na luta contra o câncer.
O evento, que reuniu diversas autoridades e empresários do município, foi abrilhantado pela apresentação dos “Amigos da Orquestra”, grupo idealizado por Solange Gurgacz e formado por jovens carentes de escolas públicas de Ji-Paraná, apoiado pela JiCred.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam
Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura
O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc
Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)