Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

JI-PARANÁ: Festival Só Curta- Estadual de Curta-Metragem encerra com sucesso



Fechou com chave de ouro o “Festival Só Curta- Estadual de Curta-Metragem”, que aconteceu em Ji-Paraná nos últimos dias 22, 23 e 24. De acordo com o organizador do evento, professor Carlos Reis, diretor do departamento de artes cênicas da Fundação Cultural, o que mais surpreendeu nesta segunda edição do festival foi a excelente qualidade dos trabalhos apresentados. 

Participaram do evento, que aconteceu no Cine Colúmbia, 36 trabalhos, sendo 12 de ficção, um de animação, um experimental e 22 documentários. Foram realizadas duas sessões diárias, às 15 horas e 19h30. 

“As sessões foram muito bem freqüentadas, estamos felizes com o resultado do festival, principalmente em relação à qualidade dos trabalhos. Outro ponto interessante e que nos rendeu resultado bem positivo foi quanto ao valor do ingresso. Fizemos a experiência de colocar os ingressos à venda ao valor de uma moeda, para que assim fosse mantida toda a magia do cinema. Algumas pessoas se surpreendiam, às vezes não tinham uma moeda mas mesmo assim faziam questão em conseguir e comprar o ingresso”, comentou Carlos. 

No início do próximo ano, entre os meses de fevereiro e março, Carlos Reis estará organizando uma mostra “Os Curtas”, que reunirá os trabalhos que participaram das duas edições do “Festival Só Curta”, e serão exibidos no mês de abril. Segundo Carlos, essa mostra deverá ser apresentada em várias cidades rondonienses, além de Ji-Paraná. 

A terceira edição do “Festival Só Curta”, acontecerá na primeira quinzena do mês de outubro de 2010. 

Segue lista dos vencedores: 

Melhor ficção do Estado, melhor roteiro, ator e direção- “O Curioso Matuto”, de Jair Rangel de Souza, Porto Velho;
Melhor edição e fotografia- “Por dentro de um acidente”, de Edimar Oliveira, Cacoal;
Melhor curta de ficção de Ji-Paraná- “A casa da floresta”, de Diógenes Reis;
Melhor atriz- Fabiana Gravena, com o curta “os bonecos de jipa”.
Melhor documentário do Estado, melhor direção, edição e pesquisa- “Animus”, de Fernando Caettano;
Prêmio do júri- “O que há por trás”, de Andréia Machado, Vilhena;
Melhor documentário de Ji-Paraná- “João Congo”, de Patrícia Góes
.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Gente de Opinião Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)