Domingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ji-Paraná: Farmácia atendeu mais de 150 mil pessoas


 
A Prefeitura de Ji-Paraná, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), atendeu quase 150 mil pacientes em 2017, com a distribuição de medicamentos. O balanço foi feito pela Central de abastecimento farmacêutico do município, que funciona na Farmácia Básica de Ji-Paraná.

Os medicamentos foram distribuídos, por meio de solicitação médica, na Farmácia Básica e nas farmácias das unidades do BNH, BNH Mulher, L1 Maringá, Primavera e nos distritos de Nova Londrina e Colina.

De acordo com a diretora da Farmácia Básica, Alekssandra Azevedo, os números demonstram que o município tem cumprido as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A Prefeitura distribui remédios de laboratórios considerados referência nacional, previstos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME).

“É um desafio atender a todas as prescrições dos médicos que atendem na rede pública de saúde de Ji-Paraná, mas nós temos remédios para todas as doenças. Enviamos uma lista dos preconizados pela União, as Unidades Básicas de Saúde, para que os médicos facilitem o acesso do paciente ao tratamento medicamentoso”, explicou Alekssandra.

Os medicamentos mais procurados nas farmácias municipais são para pressão alta. O balanço feito até agora identificou 1,5 milhão de comprimidos de Losartana 50 mg, distribuídos em 2017. “É um número alto. Por isso convidamos a população a cuidar mais da saúde, da alimentação para que não venha a ter uma pressão arterial alterada”, ressaltou a diretora.

Na sequência dos mais procurados estão os de osteoporose e saúde mental. “O número de pacientes atendidos nas farmácias da Prefeitura, com medicamentos para depressão aumentou em 30%, se comparado com o ano passado. Sem contar aqueles de alto custo, que são distribuídos pelo Governo Estadual. Quanto menos medicamentos distribuirmos, melhor. Afinal, não queremos que a população fique doente e nos procure de forma contínua. Tomar remédio o resto da vida não é saudável, mas se precisar estaremos aqui para atender”, salientou a Alekssandra Azevedo.


Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoDomingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sete ruas do distrito de Vista Alegre do Abunã vão receber pavimentação

Sete ruas do distrito de Vista Alegre do Abunã vão receber pavimentação

Por muito tempo, Vista Alegre do Abunã ficou à margem dos investimentos do Município em infraestrutura. Mas na manhã desta sexta-feira (9), esse ciclo

Mutirão do governo de RO vai intensificar regularização do Bairro Costa e Silva, em Porto Velho

Mutirão do governo de RO vai intensificar regularização do Bairro Costa e Silva, em Porto Velho

Moradores do Bairro Costa e Silva, em Porto Velho, estão sendo beneficiados com atendimentos diários para obtenção do título definitivo de proprieda

Prefeito Léo Moraes combate o comércio ilegal de fiação elétrica em Porto Velho

Prefeito Léo Moraes combate o comércio ilegal de fiação elétrica em Porto Velho

Na manhã desta quinta-feira (8), o prefeito de Porto Velho (RO), Léo Moraes (PODE), começou os trabalhos executivos no pátio do Comando Geral da Pol

Com foco na economia e eficiência, Agência Reguladora e de Desenvolvimento funcionarão de forma unificada

Com foco na economia e eficiência, Agência Reguladora e de Desenvolvimento funcionarão de forma unificada

O Projeto de Lei Complementar 1372/25, encaminhado pelo prefeito Léo Moraes, que regulamenta e institui a criação da Agência Reguladora dos Serviços

Gente de Opinião Domingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)