Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

JI-PARANÁ: Enchente pode ser uma das mais graves das últimas décadas


 
Nível do rio em Pimenta Bueno subiu mais de 2 metros em menos de 24 horas. Ji-Paraná pode ter a pior enchente desde 1991.

Daniel Panobianco – As autoridades estão em alerta máximo em Ji-Paraná, região central de Rondônia. O nível do rio Machado, que na última quarta-feira (26) atingiu 11,45 metros, inundou aproximadamente 1500 residências e deixou 80 desabrigados e 350 desalojados. Muitas pessoas ainda continuam em casas de amigos, parentes e ginásios de esportes, apesar de o nível cair para 10,81 metros no inicio da madrugada deste domingo. Os dados sobre o nível do rio são da ANA (Agência Nacional de Águas) e do Corpo de Bombeiros local.

Ao final da noite deste sábado, o capitão do Corpo de Bombeiros, Elói Franco, entrou em contato com a equipe do De olho no tempo, confirmando o que os bombeiros de Pimenta Bueno e Cacoal já haviam informado; Enchente e grave rio acima. O capitão informou ainda, que um esquema de alerta máximo já está sendo tomado, com 49 homens de prontidão.

Ao inicio deste domingo, equipes da COMDEC (Comissão Municipal de Defesa Civil) e do Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná irão sobrevoar o rio Machado de helicóptero até Pimenta Bueno verificando a gravidade da situação. As autoridades municipais como prefeito e secretários já foram comunicados sobre a enchente que agora assola Pimenta Bueno.

Em Ji-Paraná, a população vê com temor a situação de uma nova e desta vez, grave enchente. A última vez em que o rio Machado ultrapassou os 12 metros foi em 1991, com uma quantidade enorme de desabrigados e desalojados.

Com o decreto de alerta máximo em Ji-Paraná, as autoridades contam com a imprensa local para divulgar a situação grave em que a cidade está prestes a enfrentar novamente.

Dados: Corpo de Bombeiros – ANA
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)