Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

JI-PARANÁ: Enchente pode ser uma das mais graves das últimas décadas


 
Nível do rio em Pimenta Bueno subiu mais de 2 metros em menos de 24 horas. Ji-Paraná pode ter a pior enchente desde 1991.

Daniel Panobianco – As autoridades estão em alerta máximo em Ji-Paraná, região central de Rondônia. O nível do rio Machado, que na última quarta-feira (26) atingiu 11,45 metros, inundou aproximadamente 1500 residências e deixou 80 desabrigados e 350 desalojados. Muitas pessoas ainda continuam em casas de amigos, parentes e ginásios de esportes, apesar de o nível cair para 10,81 metros no inicio da madrugada deste domingo. Os dados sobre o nível do rio são da ANA (Agência Nacional de Águas) e do Corpo de Bombeiros local.

Ao final da noite deste sábado, o capitão do Corpo de Bombeiros, Elói Franco, entrou em contato com a equipe do De olho no tempo, confirmando o que os bombeiros de Pimenta Bueno e Cacoal já haviam informado; Enchente e grave rio acima. O capitão informou ainda, que um esquema de alerta máximo já está sendo tomado, com 49 homens de prontidão.

Ao inicio deste domingo, equipes da COMDEC (Comissão Municipal de Defesa Civil) e do Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná irão sobrevoar o rio Machado de helicóptero até Pimenta Bueno verificando a gravidade da situação. As autoridades municipais como prefeito e secretários já foram comunicados sobre a enchente que agora assola Pimenta Bueno.

Em Ji-Paraná, a população vê com temor a situação de uma nova e desta vez, grave enchente. A última vez em que o rio Machado ultrapassou os 12 metros foi em 1991, com uma quantidade enorme de desabrigados e desalojados.

Com o decreto de alerta máximo em Ji-Paraná, as autoridades contam com a imprensa local para divulgar a situação grave em que a cidade está prestes a enfrentar novamente.

Dados: Corpo de Bombeiros – ANA
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cantora Joelma é uma das atrações confirmadas na comemoração de 111 anos de Porto Velho

Cantora Joelma é uma das atrações confirmadas na comemoração de 111 anos de Porto Velho

A cantora paraense Joelma, ex-vocalista da banda Calypso, foi anunciada como uma das atrações na comemoração de 111 anos de criação do município de Po

Brigada Municipal de Incêndio é implantada em Porto Velho

Brigada Municipal de Incêndio é implantada em Porto Velho

Após anos de espera, a população de Porto Velho (RO) passa a contar com uma Brigada Municipal de Incêndio, já em pleno funcionamento. A iniciativa vis

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)