Domingo, 1 de março de 2009 - 06h03
Nível do rio em Pimenta Bueno subiu mais de 2 metros em menos de 24 horas. Ji-Paraná pode ter a pior enchente desde 1991.
Daniel Panobianco – As autoridades estão em alerta máximo em Ji-Paraná, região central de Rondônia. O nível do rio Machado, que na última quarta-feira (26) atingiu 11,45 metros, inundou aproximadamente 1500 residências e deixou 80 desabrigados e 350 desalojados. Muitas pessoas ainda continuam em casas de amigos, parentes e ginásios de esportes, apesar de o nível cair para 10,81 metros no inicio da madrugada deste domingo. Os dados sobre o nível do rio são da ANA (Agência Nacional de Águas) e do Corpo de Bombeiros local.
Ao final da noite deste sábado, o capitão do Corpo de Bombeiros, Elói Franco, entrou em contato com a equipe do De olho no tempo, confirmando o que os bombeiros de Pimenta Bueno e Cacoal já haviam informado; Enchente e grave rio acima. O capitão informou ainda, que um esquema de alerta máximo já está sendo tomado, com 49 homens de prontidão.
Ao inicio deste domingo, equipes da COMDEC (Comissão Municipal de Defesa Civil) e do Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná irão sobrevoar o rio Machado de helicóptero até Pimenta Bueno verificando a gravidade da situação. As autoridades municipais como prefeito e secretários já foram comunicados sobre a enchente que agora assola Pimenta Bueno.
Em Ji-Paraná, a população vê com temor a situação de uma nova e desta vez, grave enchente. A última vez em que o rio Machado ultrapassou os 12 metros foi em 1991, com uma quantidade enorme de desabrigados e desalojados.
Com o decreto de alerta máximo em Ji-Paraná, as autoridades contam com a imprensa local para divulgar a situação grave em que a cidade está prestes a enfrentar novamente.
Dados: Corpo de Bombeiros – ANA
Fonte: De olho no tempo
Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal
O espírito do Natal tomou conta de Porto Velho no sábado (22), quando uma multidão esteve no Parque da Cidade para acompanhar a abertura oficial das f

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população
A madrugada desta quarta-feira foi marcada por forte temporal em Porto Velho, com acúmulo superior a 100 milímetros de chuva, segundo dados meteorol

O prefeito de Primavera de Rondônia, Lucas Nunes (PL), anunciou nas redes sociais o pagamento de um abono natalino aos servidores públicos municipai
Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)