Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

JI-PARANÁ: Enchente pode ser uma das mais graves das últimas décadas


 
Nível do rio em Pimenta Bueno subiu mais de 2 metros em menos de 24 horas. Ji-Paraná pode ter a pior enchente desde 1991.

Daniel Panobianco – As autoridades estão em alerta máximo em Ji-Paraná, região central de Rondônia. O nível do rio Machado, que na última quarta-feira (26) atingiu 11,45 metros, inundou aproximadamente 1500 residências e deixou 80 desabrigados e 350 desalojados. Muitas pessoas ainda continuam em casas de amigos, parentes e ginásios de esportes, apesar de o nível cair para 10,81 metros no inicio da madrugada deste domingo. Os dados sobre o nível do rio são da ANA (Agência Nacional de Águas) e do Corpo de Bombeiros local.

Ao final da noite deste sábado, o capitão do Corpo de Bombeiros, Elói Franco, entrou em contato com a equipe do De olho no tempo, confirmando o que os bombeiros de Pimenta Bueno e Cacoal já haviam informado; Enchente e grave rio acima. O capitão informou ainda, que um esquema de alerta máximo já está sendo tomado, com 49 homens de prontidão.

Ao inicio deste domingo, equipes da COMDEC (Comissão Municipal de Defesa Civil) e do Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná irão sobrevoar o rio Machado de helicóptero até Pimenta Bueno verificando a gravidade da situação. As autoridades municipais como prefeito e secretários já foram comunicados sobre a enchente que agora assola Pimenta Bueno.

Em Ji-Paraná, a população vê com temor a situação de uma nova e desta vez, grave enchente. A última vez em que o rio Machado ultrapassou os 12 metros foi em 1991, com uma quantidade enorme de desabrigados e desalojados.

Com o decreto de alerta máximo em Ji-Paraná, as autoridades contam com a imprensa local para divulgar a situação grave em que a cidade está prestes a enfrentar novamente.

Dados: Corpo de Bombeiros – ANA
Fonte: De olho no tempo

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç