Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Jesualdo comemora lei que exige antecipação do preço do Leite


O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) enalteceu a aprovação no Senado do Projeto de Lei Complementar que proíbe a diferenciação de preços pagos pelas empresas de laticínios a produtores de leite e exige que as indústrias informem aos produtores o preço pago pelo litro de leite até o dia 25 do mês anterior à entrega.

Além disso, caso seja descumprida a determinação de informar o preço que será pago pelo litro do leite até o dia 25 do mês anterior, a proposta determina que a empresa de laticínios pagará ao produtor o maior preço praticado no mercado.

A exigência que será transformada em Lei após ser sancionada pela Presidente Dilma Rousseff é fruto dos trabalhos da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA).

Jesualdo ressaltou ainda o trabalho desenvolvido pelo Senador Acir Gurgacz (PDT –RO) como relator do projeto e como presidente da Comissão de Agricultura.

Segundo Jesualdo, a Comissão presidida por Gurgacz conseguiu aproximar o Congresso dos Produtores Rurais e dar uma resposta rápida as reivindicações do setor rural e promoveu discussões importantes para a economia do País, como o controle das fronteiras não permitindo a entrada de gado de outros Países, regularização fundiária na Amazônia Legal, o endividamento e a renegociação das dividas dos produtores rurais, código florestal, mercado e o preço do leite.

Para Jesualdo Pires a aprovação do Projeto vai ao encontro dos anseios de milhares de produtores de Leite em Rondônia e contribuirá para uma maior estabilidade nas relações comerciais entre produtores de leite e empresas que processam o produto.

Outra ação relevante para o setor leiteiro e que é aguardada com grande expectativa pelos produtores é quanto as ações do Conseleite-RO, cuja as atividades já estão em andamento pela Universidade Federal do Paraná em fase de pesquisas e análises técnica e econômicas de toda a cadeia produtiva do leite.

Jesualdo afirma que o Conseliete será um dos principais mecanismos de consolidação do mercado do Leite em Rondônia.

Fonte: Ascom

 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento