Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Jesualdo comemora lei que exige antecipação do preço do Leite


O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) enalteceu a aprovação no Senado do Projeto de Lei Complementar que proíbe a diferenciação de preços pagos pelas empresas de laticínios a produtores de leite e exige que as indústrias informem aos produtores o preço pago pelo litro de leite até o dia 25 do mês anterior à entrega.

Além disso, caso seja descumprida a determinação de informar o preço que será pago pelo litro do leite até o dia 25 do mês anterior, a proposta determina que a empresa de laticínios pagará ao produtor o maior preço praticado no mercado.

A exigência que será transformada em Lei após ser sancionada pela Presidente Dilma Rousseff é fruto dos trabalhos da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA).

Jesualdo ressaltou ainda o trabalho desenvolvido pelo Senador Acir Gurgacz (PDT –RO) como relator do projeto e como presidente da Comissão de Agricultura.

Segundo Jesualdo, a Comissão presidida por Gurgacz conseguiu aproximar o Congresso dos Produtores Rurais e dar uma resposta rápida as reivindicações do setor rural e promoveu discussões importantes para a economia do País, como o controle das fronteiras não permitindo a entrada de gado de outros Países, regularização fundiária na Amazônia Legal, o endividamento e a renegociação das dividas dos produtores rurais, código florestal, mercado e o preço do leite.

Para Jesualdo Pires a aprovação do Projeto vai ao encontro dos anseios de milhares de produtores de Leite em Rondônia e contribuirá para uma maior estabilidade nas relações comerciais entre produtores de leite e empresas que processam o produto.

Outra ação relevante para o setor leiteiro e que é aguardada com grande expectativa pelos produtores é quanto as ações do Conseleite-RO, cuja as atividades já estão em andamento pela Universidade Federal do Paraná em fase de pesquisas e análises técnica e econômicas de toda a cadeia produtiva do leite.

Jesualdo afirma que o Conseliete será um dos principais mecanismos de consolidação do mercado do Leite em Rondônia.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoDomingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

A forte chuva registrada nesta quinta-feira (26) causou o transbordamento do igarapé Bate-Estaca e abriu uma cratera na Estrada de Santo Antônio, em P

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

A Prefeitura informa que estão abertas as inscrições para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte. Promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas P

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

As avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro estão recebendo obras de instalação de ecobueiros, conhecido

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados

A CDL Ji-Paraná celebrou seus 43 anos de história na noite de sábado (21/02), em evento realizado na Prime House, reunindo associados, parceiros, co

Gente de Opinião Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)