Sexta-feira, 16 de dezembro de 2011 - 12h40
O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) enalteceu a aprovação no Senado do Projeto de Lei Complementar que proíbe a diferenciação de preços pagos pelas empresas de laticínios a produtores de leite e exige que as indústrias informem aos produtores o preço pago pelo litro de leite até o dia 25 do mês anterior à entrega.
Além disso, caso seja descumprida a determinação de informar o preço que será pago pelo litro do leite até o dia 25 do mês anterior, a proposta determina que a empresa de laticínios pagará ao produtor o maior preço praticado no mercado.
A exigência que será transformada em Lei após ser sancionada pela Presidente Dilma Rousseff é fruto dos trabalhos da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA).
Jesualdo ressaltou ainda o trabalho desenvolvido pelo Senador Acir Gurgacz (PDT –RO) como relator do projeto e como presidente da Comissão de Agricultura.
Segundo Jesualdo, a Comissão presidida por Gurgacz conseguiu aproximar o Congresso dos Produtores Rurais e dar uma resposta rápida as reivindicações do setor rural e promoveu discussões importantes para a economia do País, como o controle das fronteiras não permitindo a entrada de gado de outros Países, regularização fundiária na Amazônia Legal, o endividamento e a renegociação das dividas dos produtores rurais, código florestal, mercado e o preço do leite.
Para Jesualdo Pires a aprovação do Projeto vai ao encontro dos anseios de milhares de produtores de Leite em Rondônia e contribuirá para uma maior estabilidade nas relações comerciais entre produtores de leite e empresas que processam o produto.
Outra ação relevante para o setor leiteiro e que é aguardada com grande expectativa pelos produtores é quanto as ações do Conseleite-RO, cuja as atividades já estão em andamento pela Universidade Federal do Paraná em fase de pesquisas e análises técnica e econômicas de toda a cadeia produtiva do leite.
Jesualdo afirma que o Conseliete será um dos principais mecanismos de consolidação do mercado do Leite em Rondônia.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho está implementando medidas mais rigorosas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho
Na manhã desta terça-feira (3), a Justiça de Rondônia determinou o cumprimento de sentença contra os responsáveis por um estabelecimento comercial do

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho
O Curumim Folia 2026 valorizou a importância da inclusão do público infantil na programação oficial do Carnaval de Porto Velho (Béra Folia), criando m

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários
O primeiro dia do Carnaval Seguro foi encerrado com um balanço altamente positivo em Porto Velho, resultado de planejamento, presença no território e
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)