Sexta-feira, 16 de dezembro de 2011 - 12h40
O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) enalteceu a aprovação no Senado do Projeto de Lei Complementar que proíbe a diferenciação de preços pagos pelas empresas de laticínios a produtores de leite e exige que as indústrias informem aos produtores o preço pago pelo litro de leite até o dia 25 do mês anterior à entrega.
Além disso, caso seja descumprida a determinação de informar o preço que será pago pelo litro do leite até o dia 25 do mês anterior, a proposta determina que a empresa de laticínios pagará ao produtor o maior preço praticado no mercado.
A exigência que será transformada em Lei após ser sancionada pela Presidente Dilma Rousseff é fruto dos trabalhos da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA).
Jesualdo ressaltou ainda o trabalho desenvolvido pelo Senador Acir Gurgacz (PDT –RO) como relator do projeto e como presidente da Comissão de Agricultura.
Segundo Jesualdo, a Comissão presidida por Gurgacz conseguiu aproximar o Congresso dos Produtores Rurais e dar uma resposta rápida as reivindicações do setor rural e promoveu discussões importantes para a economia do País, como o controle das fronteiras não permitindo a entrada de gado de outros Países, regularização fundiária na Amazônia Legal, o endividamento e a renegociação das dividas dos produtores rurais, código florestal, mercado e o preço do leite.
Para Jesualdo Pires a aprovação do Projeto vai ao encontro dos anseios de milhares de produtores de Leite em Rondônia e contribuirá para uma maior estabilidade nas relações comerciais entre produtores de leite e empresas que processam o produto.
Outra ação relevante para o setor leiteiro e que é aguardada com grande expectativa pelos produtores é quanto as ações do Conseleite-RO, cuja as atividades já estão em andamento pela Universidade Federal do Paraná em fase de pesquisas e análises técnica e econômicas de toda a cadeia produtiva do leite.
Jesualdo afirma que o Conseliete será um dos principais mecanismos de consolidação do mercado do Leite em Rondônia.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização
Com planejamento e responsabilidade, o prefeito Léo Moraes realizou o Carnaparedão na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito. O evento re

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364
Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH
A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho
Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)