Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Indígenas participam de oficina sobre malária na 2ª feira


Com objetivo de aprimorar as técnicas de microscopia utilizadas pelos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) nos diagnósticos de malária, na identificação dos parasitas causadores da doença e nas ações de epidemiologia, nas aldeias, a Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) realiza a partir de segunda-feira (01), no Laboratório Central de Saúde Publica (Lacen), 'Oficina de Atualização em Microscopia da Malária'.

Participam do curso, 14 (AIS) de aldeias localizadas nos municípios de Porto Velho, Humaitá, Guajará-Mirim e Ji-Paraná. De acordo com a responsável pelo Setor de Capacitação da Funasa/RO, Lindalva Coutinho, a atualização terá carga horária de 80 horas, distribuídas entre aulas teorias e práticas, ministrada por técnicos do Lacen.

Entre os conteúdos abordados, estão: aspectos de biossegurança, técnicas de gota espessa, identificação de lâminas, métodos de coloração, limpeza e manutenção de do microscópio, noções terapêuticas e, outros.

Segundo o supervisor de endemias do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Porto Velho, Amarildo Barrozo, "essa oficina tem a finalidade principal de certificar, atualizar e capacitar essa turma para que eles sejam multiplicadores do conhecimento adquirido para outros indígenas".

Estes AIS já atuam nas aldeias, há vários anos. Ao final da atualização, serão certificados como microscopista em diagnostico de malária.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce