Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Indígenas participam de oficina sobre malária na 2ª feira


Com objetivo de aprimorar as técnicas de microscopia utilizadas pelos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) nos diagnósticos de malária, na identificação dos parasitas causadores da doença e nas ações de epidemiologia, nas aldeias, a Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) realiza a partir de segunda-feira (01), no Laboratório Central de Saúde Publica (Lacen), 'Oficina de Atualização em Microscopia da Malária'.

Participam do curso, 14 (AIS) de aldeias localizadas nos municípios de Porto Velho, Humaitá, Guajará-Mirim e Ji-Paraná. De acordo com a responsável pelo Setor de Capacitação da Funasa/RO, Lindalva Coutinho, a atualização terá carga horária de 80 horas, distribuídas entre aulas teorias e práticas, ministrada por técnicos do Lacen.

Entre os conteúdos abordados, estão: aspectos de biossegurança, técnicas de gota espessa, identificação de lâminas, métodos de coloração, limpeza e manutenção de do microscópio, noções terapêuticas e, outros.

Segundo o supervisor de endemias do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Porto Velho, Amarildo Barrozo, "essa oficina tem a finalidade principal de certificar, atualizar e capacitar essa turma para que eles sejam multiplicadores do conhecimento adquirido para outros indígenas".

Estes AIS já atuam nas aldeias, há vários anos. Ao final da atualização, serão certificados como microscopista em diagnostico de malária.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p

Com menor custo, Natal 2025 será o mais grandioso já realizado em Porto Velho

Com menor custo, Natal 2025 será o mais grandioso já realizado em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho vai realizar o Natal 2025 com menor investimento, ampliando a decoração natalina para todos os distritos e reforçando o

MC Donald's vendeu, não entregou e não queria devolver o dinheiro, no PVH Shopping; jornalista teve que chamar a PM.

MC Donald's vendeu, não entregou e não queria devolver o dinheiro, no PVH Shopping; jornalista teve que chamar a PM.

Quem aí gosta de fastfood com os famosos sanduiches da rede mundial de restaurantes "MC Donald's"? Muita gente gosta dessa e de outras marcas como B

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)