Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Indígenas participam de oficina sobre malária na 2ª feira


Com objetivo de aprimorar as técnicas de microscopia utilizadas pelos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) nos diagnósticos de malária, na identificação dos parasitas causadores da doença e nas ações de epidemiologia, nas aldeias, a Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) realiza a partir de segunda-feira (01), no Laboratório Central de Saúde Publica (Lacen), 'Oficina de Atualização em Microscopia da Malária'.

Participam do curso, 14 (AIS) de aldeias localizadas nos municípios de Porto Velho, Humaitá, Guajará-Mirim e Ji-Paraná. De acordo com a responsável pelo Setor de Capacitação da Funasa/RO, Lindalva Coutinho, a atualização terá carga horária de 80 horas, distribuídas entre aulas teorias e práticas, ministrada por técnicos do Lacen.

Entre os conteúdos abordados, estão: aspectos de biossegurança, técnicas de gota espessa, identificação de lâminas, métodos de coloração, limpeza e manutenção de do microscópio, noções terapêuticas e, outros.

Segundo o supervisor de endemias do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Porto Velho, Amarildo Barrozo, "essa oficina tem a finalidade principal de certificar, atualizar e capacitar essa turma para que eles sejam multiplicadores do conhecimento adquirido para outros indígenas".

Estes AIS já atuam nas aldeias, há vários anos. Ao final da atualização, serão certificados como microscopista em diagnostico de malária.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação

A Prefeitura de Ji-Paraná confirmou a realização de concurso público para as áreas da Saúde e da Educação. O edital deve ser publicado nos próximos

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

A Prefeitura de Porto Velho entregou à população, em solenidade realizada no final da tarde de segunda-feira (8), a Praça Marise Castiel, localizada

Gente de Opinião Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)