Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Incra informa programação para produtores de Machadinho


O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia, Carlino Lima, foi a Machadinho do Oeste essa semana para ouvir as reivindicações dos produtores rurais do município e de Vale do Anari e informar a programação operacional do órgão nesse semestre.

Regularização fundiária, abertura e recuperação de estradas, assessoria técnica e crédito estão entre as principais reivindicações. Ficou definida a formação de um grupo de trabalho, integrado pelos sindicatos dos trabalhadores rurais, prefeituras, Ministério Público, Ibama e Incra, para fazer um levantamento no local, apontando as irregularidades dos projetos de assentamento (PA's), como a ocupação da reserva em bloco do PA Palma Arruda, que deverão ser sanadas para que o Incra possa aplicar recursos na infra-estrutura.

Carlino Lima informou aos produtores que estão disponíveis recursos na programação operacional deste ano para crédito habitação nos assentamentos da região. Machadinho e Vale do Anari possuem 14 PA's, com 7.310 famílias.

Sobre a assessoria técnica, a superintendência está buscando recursos, da ordem de R$ 2 milhões, para renovação do convênio com a Cootraron, cooperativa que atua no local. Os investimentos previstos para as estradas de acesso aos assentamentos do estado, que totalizam R$ 7 milhões, são insuficientes para atender à demanda, informou o superintendente, e para isso já foi solicitada a suplementação em Brasília.

A Federação dos Trabalhadores da Agricultura em Rondônia (Fetagro) e as prefeituras dos municípios encaminharam pedido de reunião com o presidente do Incra, em Brasília, para solicitar a agilidade na liberação dos recursos e suplementação para os casos necessários.  

Fonte: Jeanne  Machado

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce