Terça-feira, 12 de julho de 2016 - 15h44
Monte Negro é um município da região do Vale do Jamari com apenas 14 mil habitantes e distante do principal eixo econômico de Rondônia, a BR-364. Em tempos difíceis para a economia brasileira, um cenário ruim para empreender. Mas, com o incentivo aos pequenos negócios a cidade mantém seu comércio aquecido.
Na Sala do Empreendedor do Sebrae, espaço desenvolvido para ajudar donos de pequenos negócios a ter melhores resultados em suas atividades, o movimento é intenso. Diones Pereira, 26 anos, procurou a ajuda da equipe da Sala para formalizar o negócio de conserto de celulares. “Quero abrir a minha própria empresa para poder atender melhor meus clientes e também trabalhar com venda de celulares”, explica o empreendedor.
A abertura de novas empresas na cidade ajuda o município a arrecadar mais impostos e reverter esses tributos em benefícios para a comunidade. Os novos negócios iniciados em Monte Negro também evitam que os moradores deixem a cidade para fazer suas compras em municípios maiores. “Estamos conseguindo manter o comércio da cidade aquecido através dos pequenos negócios. Evitamos assim que o dinheiro gerado pela agricultura seja gasto em outros municípios”, lembra a agente de desenvolvimento local do Sebrae, Marilene Cristian.
Com a ajuda da sala, criada em parceria com a prefeitura da cidade, Diones já sonha com o progresso da empresa recém-formalizada. “O meu sonho é ampliar aos poucos e ser uma referência na assistência e na venda de produtos eletrônicos”, revela.
Agricultura familiar
Outro ponto forte de Monte Negro é a agricultura familiar. O município é essencialmente agrícola, e os moradores descobriram que a industrialização dos produtos do campo pode aumentar sua renda.
Vanessa Oliveira, 28 anos, passou a aproveitar o que se produzia na propriedade da família. Uniu matéria-prima própria com receitas de doce da família. Hoje tem uma fábrica com 35 variedades de iguarias à base de doce de leite, geleias de frutas e cacau em barras, carro-chefe de sua agroindústria.
A empreendedora rural não esconde a felicidade de ter iniciado a atividade comercial. “A gente aproveita tudo o que se produz no sítio e já estamos comprando frutas dos vizinhos para abastecer a nossa demanda de produção. A aceitação do produto é ótima, e estamos melhorando a vida da nossa família”, lembra.
A Sala do Empreendedor de Monte Negro funciona em horário comercial e está à disposição para a formalização de empreendedores, assim como para oferecer informações sobre gestão de negócios, a agenda do Sebrae para a região e demais orientações.
Para saber mais informações sobre as Salas do Empreendedor em todo o estado, acesse www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para o telefone 0800 570 0800.
Fonte: Denis Pinto
Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho
A estudante Elke de Souza, moradora do bairro Rio Madeira em Porto Velho, é mãe de duas crianças: Luís Henrique Vieira, 8 anos, e da Helena Vieira, 7
Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil
A luta por um mundo mais seguro para as crianças é o foco da campanha “Carinho não é Segredo”, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, sob a articul
José Cauê Rabelo, 18 anos, jovem morador do bairro Esperança da Comunidade, na periferia da capital de Rondônia, está prestes a realizar o sonho de co
O 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo também abriu portas e reacendeu a esperança no coração de muitas pessoas com deficiência (PcD) que acalentav