Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Idaron e Fefa realizam reunião em Ji-Paraná


 
A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – IDARON e o Fundo de Apoio a Defesa Sanitária Animal do Estado de Rondônia – FEFA, realizaram uma reunião nesta quinta-feira, 03, em Ji-Paraná, com o objetivo de apresentar a nova diretoria do Idaron, estreitando assim o relacionamento de ambas às instituições, realizando também a primeira reunião de trabalho entre as instituições.

Na reunião foram discutidos temas relacionados a parceria, envolvendo iniciativas públicas e privadas no controle de febre aftosa, entre outros assuntos relacionados ao controle da sanidade agropecuária em Rondônia.

Alem do presidente do Idaron, Marcelo Henrique Borges e o presidente da Fefa, José Vidal Hilgert, também participaram da reunião Anselmo de Jesus - secretário da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária - Seagri, Sergio Valadão - diretor técnico do Ministério da Agricultura e o médico veterinário Fernando Pinto, juntamente com outros diretores e assessores das instituições.

“Para que o Idaron continue desenvolvendo satisfatoriamente suas ações no Estado, parcerias com atores privados são extremamente necessárias, um desses importantes parceiros é o FEFA. Já temos diversos trabalhos sendo desenvolvidos em conjunto, cabendo agora manter o que vem dando certo, melhorar e criar novas frentes de trabalho”, disse o presidente do Idaron.

Marcelo também relatou na reunião a viagem que vez até a Região da 429 e a visita na Fazenda Pau D’Óleo, onde estão vivendo atualmente uma quantidade significativa de búfalos. “Nessa visita pude constatar que a fazenda é um problema sanitário sob controle, contudo é uma pauta que temos que resolver e isso só será possível se compreendermos o que a sociedade, ou seja, todo o setor produtivo quer com ela”, comentou Borges.
 

Reuniões

A reunião desta quinta-feira faz parte de um cronograma de reuniões que o Idaron vem fazendo com diversas instituições como é o caso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Ministério da Pesca em Rondônia e do encontro realizado com a Comissão de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Amazonas – Codesav.

Dirigentes do Idaron, já trataram com o MAPA assuntos relativos sobre o convênio das áreas de defesa sanitária vegetal e animal. Para investimentos da área vegetal já estão disponíveis 1 milhão e 100mil e para a área animal todos os tramites legais já foram seguidos, e possivelmente até o final deste mês já estará disponível cerca de 8 milhões e 66 mil para o Idaron.

Já com o Superintendente do Ministério da Pesca em Rondônia, Engenheiro de Pesca Jenner Bezerra de Menezes, foi debatida a importância da Idaron como executor da atividade de fiscalização e sanidade do pescado local, visando ampliar mercados e melhorar os ganhos do produtor de pescado na comercialização tanto em Rondônia como em outros estados, principalmente em Manaus/AM, onde o consumo de peixe tem sido grande e o mercado vem crescendo, tornando-se uma oportunidade de diversificação para pequenas propriedades.

Com a Codesav, a reunião teve como principal objetivo traçar metas de fiscalização da área livre de aftosa com vacinação e controle da febre aftosa, através da elaboração de um Termo Técnico de Cooperação entre Rondônia e Amazonas. Há algum tempo o comercio de bovinos entre os estados era proibida, pois nessa região apenas Rondônia fazia parte de área livre em aftosa, mas agora essa área aumentou incluindo Lábrea e Camutama no Amazonas. Com os dois estados em zona livre de aftosa, esse bovino pode ser movimentado, então serão necessárias ações e uma fiscalização conjunta.

Fonte: Quetila Ruiz
 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam