Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Idaron e Fefa realizam reunião em Ji-Paraná


 
A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – IDARON e o Fundo de Apoio a Defesa Sanitária Animal do Estado de Rondônia – FEFA, realizaram uma reunião nesta quinta-feira, 03, em Ji-Paraná, com o objetivo de apresentar a nova diretoria do Idaron, estreitando assim o relacionamento de ambas às instituições, realizando também a primeira reunião de trabalho entre as instituições.

Na reunião foram discutidos temas relacionados a parceria, envolvendo iniciativas públicas e privadas no controle de febre aftosa, entre outros assuntos relacionados ao controle da sanidade agropecuária em Rondônia.

Alem do presidente do Idaron, Marcelo Henrique Borges e o presidente da Fefa, José Vidal Hilgert, também participaram da reunião Anselmo de Jesus - secretário da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária - Seagri, Sergio Valadão - diretor técnico do Ministério da Agricultura e o médico veterinário Fernando Pinto, juntamente com outros diretores e assessores das instituições.

“Para que o Idaron continue desenvolvendo satisfatoriamente suas ações no Estado, parcerias com atores privados são extremamente necessárias, um desses importantes parceiros é o FEFA. Já temos diversos trabalhos sendo desenvolvidos em conjunto, cabendo agora manter o que vem dando certo, melhorar e criar novas frentes de trabalho”, disse o presidente do Idaron.

Marcelo também relatou na reunião a viagem que vez até a Região da 429 e a visita na Fazenda Pau D’Óleo, onde estão vivendo atualmente uma quantidade significativa de búfalos. “Nessa visita pude constatar que a fazenda é um problema sanitário sob controle, contudo é uma pauta que temos que resolver e isso só será possível se compreendermos o que a sociedade, ou seja, todo o setor produtivo quer com ela”, comentou Borges.
 

Reuniões

A reunião desta quinta-feira faz parte de um cronograma de reuniões que o Idaron vem fazendo com diversas instituições como é o caso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Ministério da Pesca em Rondônia e do encontro realizado com a Comissão de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Amazonas – Codesav.

Dirigentes do Idaron, já trataram com o MAPA assuntos relativos sobre o convênio das áreas de defesa sanitária vegetal e animal. Para investimentos da área vegetal já estão disponíveis 1 milhão e 100mil e para a área animal todos os tramites legais já foram seguidos, e possivelmente até o final deste mês já estará disponível cerca de 8 milhões e 66 mil para o Idaron.

Já com o Superintendente do Ministério da Pesca em Rondônia, Engenheiro de Pesca Jenner Bezerra de Menezes, foi debatida a importância da Idaron como executor da atividade de fiscalização e sanidade do pescado local, visando ampliar mercados e melhorar os ganhos do produtor de pescado na comercialização tanto em Rondônia como em outros estados, principalmente em Manaus/AM, onde o consumo de peixe tem sido grande e o mercado vem crescendo, tornando-se uma oportunidade de diversificação para pequenas propriedades.

Com a Codesav, a reunião teve como principal objetivo traçar metas de fiscalização da área livre de aftosa com vacinação e controle da febre aftosa, através da elaboração de um Termo Técnico de Cooperação entre Rondônia e Amazonas. Há algum tempo o comercio de bovinos entre os estados era proibida, pois nessa região apenas Rondônia fazia parte de área livre em aftosa, mas agora essa área aumentou incluindo Lábrea e Camutama no Amazonas. Com os dois estados em zona livre de aftosa, esse bovino pode ser movimentado, então serão necessárias ações e uma fiscalização conjunta.

Fonte: Quetila Ruiz
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)