Domingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

I Conferência Regional de Saúde Mental lota auditório em Ariquemes


 
Muita emoção. Esse foi o sentimento que marcou a abertura da I Conferência Regional de Saúde Mental – Intersetorial -, realizada na noite de quarta-feira (14.04), no Auditório do Ministério Público. Mais de 200 pessoas prestigiaram o evento.

A Conferência, que terminou ontem (15) à tarde, na Fiar, teve como objetivo discutir entre os municípios da região: Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Machadinho D’Oeste, Monte Negro e Campo Novo, políticas voltadas para a Saúde Mental em diversos setores da sociedade, embasando-se no atual cenário de reformas psiquiátricas adotado pelo Brasil.

As oficinas temáticas foram realizadas em torno do tema “Saúde Mental direito e compromisso de todos: Consolidar avanços e enfrentar desafios”. Divididas em três eixos: Saúde Mental e Políticas do Estado, pactuando caminhos intersetoriais; Consolidar a rede de atenção psicossocial e fortalecer os movimentos sociais; e, direitos humanos e cidadanias como desafio ético e intersetorial, foi o que explicou a coordenadora da Conferência, Marli Fogaça.

Estiveram presentes na solenidade, além da anfitriã Marli Fogaça, o Prefeito de Ariquemes Márcio Raposo, o Prefeito de Cacaulândia, Edir Alquiere, vereador João Leite, secretário de saúde de Ariquemes Carlos Alberto Caieiro, presidente do Conselho Estadual de Saúde Raimundo Nonato Soares, coordenadora Estadual de Saúde Mental Regina Fátima Correia Lima, profissionais da saúde da região e acadêmicos da Faema, Fiar e Faar.

“Que satisfação em ver este auditório lotado. É muito bom saber que a comunidade está comprometida com a criação de novas políticas públicas visando atender às necessidades da população. É importante que todos apontem suas opiniões sobre o assunto”, destaca o Prefeito de Ariquemes, declarando aberta a I Conferência Regional de Saúde Mental.

Emoção

Impossível não se emocionar com a delicadeza e a suavidade com que os alunos da APAE de Ariquemes apresentaram o amor, através da interpretação. O esforço para realizar simples movimentos, como por exemplo, dar as mãos e fazer carícias, manifestando o sincero sentimento de paixão entre os apaeanos, arrancou muitas lágrimas de quem ali estava.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação

A Prefeitura de Ji-Paraná confirmou a realização de concurso público para as áreas da Saúde e da Educação. O edital deve ser publicado nos próximos

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

A Prefeitura de Porto Velho entregou à população, em solenidade realizada no final da tarde de segunda-feira (8), a Praça Marise Castiel, localizada

Gente de Opinião Domingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)