Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

I Conferência Regional de Saúde Mental lota auditório em Ariquemes


 
Muita emoção. Esse foi o sentimento que marcou a abertura da I Conferência Regional de Saúde Mental – Intersetorial -, realizada na noite de quarta-feira (14.04), no Auditório do Ministério Público. Mais de 200 pessoas prestigiaram o evento.

A Conferência, que terminou ontem (15) à tarde, na Fiar, teve como objetivo discutir entre os municípios da região: Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Machadinho D’Oeste, Monte Negro e Campo Novo, políticas voltadas para a Saúde Mental em diversos setores da sociedade, embasando-se no atual cenário de reformas psiquiátricas adotado pelo Brasil.

As oficinas temáticas foram realizadas em torno do tema “Saúde Mental direito e compromisso de todos: Consolidar avanços e enfrentar desafios”. Divididas em três eixos: Saúde Mental e Políticas do Estado, pactuando caminhos intersetoriais; Consolidar a rede de atenção psicossocial e fortalecer os movimentos sociais; e, direitos humanos e cidadanias como desafio ético e intersetorial, foi o que explicou a coordenadora da Conferência, Marli Fogaça.

Estiveram presentes na solenidade, além da anfitriã Marli Fogaça, o Prefeito de Ariquemes Márcio Raposo, o Prefeito de Cacaulândia, Edir Alquiere, vereador João Leite, secretário de saúde de Ariquemes Carlos Alberto Caieiro, presidente do Conselho Estadual de Saúde Raimundo Nonato Soares, coordenadora Estadual de Saúde Mental Regina Fátima Correia Lima, profissionais da saúde da região e acadêmicos da Faema, Fiar e Faar.

“Que satisfação em ver este auditório lotado. É muito bom saber que a comunidade está comprometida com a criação de novas políticas públicas visando atender às necessidades da população. É importante que todos apontem suas opiniões sobre o assunto”, destaca o Prefeito de Ariquemes, declarando aberta a I Conferência Regional de Saúde Mental.

Emoção

Impossível não se emocionar com a delicadeza e a suavidade com que os alunos da APAE de Ariquemes apresentaram o amor, através da interpretação. O esforço para realizar simples movimentos, como por exemplo, dar as mãos e fazer carícias, manifestando o sincero sentimento de paixão entre os apaeanos, arrancou muitas lágrimas de quem ali estava.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Uma época de sonhos, magia, amor e gratidão: assim podemos definir o período de final de ano em Porto Velho, que contará com um cenário inédito mont

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)