Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Hospital Cândido Rondon procura pediatras em Ji-paraná


 

Três vagas para a pediatria no Hospital Cândido Rondon (HCR), em Ji-Paraná, estão em aberto. Há meses a direção decidiu aumentar o corpo clínico e divulgou as ofertas de emprego inclusive em veículos de comunicação, mas até o momento não houve candidatos.

Conforme a diretora clínica do HCR, Drª Gislaine Ribeiro, a carência destes profissionais no município é preocupante. “Não fizemos sequer uma entrevista com um possível interessado. Em Rondônia, apenas Ji-paraná e Porto Velho possuem plantão de pediatria o que torna ainda mais urgente a contratação de novos médicos da área”, ressalta.

O HCR possui no quadro de pediatras seis médicos que trabalham em horários reduzidos de plantão. O horário das sete horas a meio dia é coberto de segunda a sexta-feira com um médico socorrista, no pronto atendimento do hospital. “Temos um excelente corpo pediátrico e queremos que ele continue com o grau máximo de excelência, por isso precisamos aumentá-lo para aperfeiçoar o atendimento à comunidade”disse Gislaine.

Para o presidente da Sociedade de Pediatria de Rondônia, Dr. Robson Jorge Bezerra, este quadro é comum em todo o Brasil. Segundo ele, um dos motivos seria o salário padrão que comparado a outras especialidades é considerado baixo. “Cadastrados na Sociedade de Pediatria do estado temos 74 profissionais, mas segundo uma estimativa do Conselho Regional de Medicina há quase 150 atuando em Rondônia. Um número pequeno para nossa região”, explica.

REDUÇÃO

Em 1999, os médicos candidatos ao título de especialista em Pediatria somavam, no Brasil, 1583. Em 2009 o número caiu para 794, uma redução de aproximadamente 50% na procura em uma década. Em 2010, há sinais de recuperação, com 961 candidatos ao título, mas ainda é muito pouco para atender a imensa demanda. Quanto à Residência Médica em Pediatria no país, embora o número de oferta de vagas tenha aumentado nos últimos anos, tem diminuído o número de Residentes que cursam o primeiro ano.

O Brasil é um país jovem, mais de 30% da população brasileira tem de zero a 15 anos. Mas existem apenas cerca de 20.000 associados ativos na Pediatria brasileira. Não tem crescido o número de pediatras novos. O pediatra é o profissional que deve estar presente na vida de crianças e adolescentes desde o aleitamento materno, passando pelas imunizações, pelo acompanhamento e orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis . Também é ele o profissional capaz de identificar rapidamente os desvios da normalidade para a pronta intervenção. É o pediatra quem atua na prevenção e na cura das mais diversas doenças e problemas de saúde que afetam a criança e o adolescente.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

A obra de recapeamento asfáltico da avenida Mamoré, uma das principais vias da zona Leste de Porto Velho, está em execução desde dezembro e 4,1 km est

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Através de despacho do Conselheiro Relator Valdivino Crispin de Souza, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estabeleceu diversas notificações co

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, promove a campanha “Janeiro Roxo”, com objetivo de conscientização, prevenç