Sexta-feira, 1 de outubro de 2010 - 16h41
Três vagas para a pediatria no Hospital Cândido Rondon (HCR), em Ji-Paraná, estão em aberto. Há meses a direção decidiu aumentar o corpo clínico e divulgou as ofertas de emprego inclusive em veículos de comunicação, mas até o momento não houve candidatos.
Conforme a diretora clínica do HCR, Drª Gislaine Ribeiro, a carência destes profissionais no município é preocupante. “Não fizemos sequer uma entrevista com um possível interessado. Em Rondônia, apenas Ji-paraná e Porto Velho possuem plantão de pediatria o que torna ainda mais urgente a contratação de novos médicos da área”, ressalta.
O HCR possui no quadro de pediatras seis médicos que trabalham em horários reduzidos de plantão. O horário das sete horas a meio dia é coberto de segunda a sexta-feira com um médico socorrista, no pronto atendimento do hospital. “Temos um excelente corpo pediátrico e queremos que ele continue com o grau máximo de excelência, por isso precisamos aumentá-lo para aperfeiçoar o atendimento à comunidade”disse Gislaine.
Para o presidente da Sociedade de Pediatria de Rondônia, Dr. Robson Jorge Bezerra, este quadro é comum em todo o Brasil. Segundo ele, um dos motivos seria o salário padrão que comparado a outras especialidades é considerado baixo. “Cadastrados na Sociedade de Pediatria do estado temos 74 profissionais, mas segundo uma estimativa do Conselho Regional de Medicina há quase 150 atuando em Rondônia. Um número pequeno para nossa região”, explica.
REDUÇÃO
Em 1999, os médicos candidatos ao título de especialista em Pediatria somavam, no Brasil, 1583. Em 2009 o número caiu para 794, uma redução de aproximadamente 50% na procura em uma década. Em 2010, há sinais de recuperação, com 961 candidatos ao título, mas ainda é muito pouco para atender a imensa demanda. Quanto à Residência Médica em Pediatria no país, embora o número de oferta de vagas tenha aumentado nos últimos anos, tem diminuído o número de Residentes que cursam o primeiro ano.
O Brasil é um país jovem, mais de 30% da população brasileira tem de zero a 15 anos. Mas existem apenas cerca de 20.000 associados ativos na Pediatria brasileira. Não tem crescido o número de pediatras novos. O pediatra é o profissional que deve estar presente na vida de crianças e adolescentes desde o aleitamento materno, passando pelas imunizações, pelo acompanhamento e orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis . Também é ele o profissional capaz de identificar rapidamente os desvios da normalidade para a pronta intervenção. É o pediatra quem atua na prevenção e na cura das mais diversas doenças e problemas de saúde que afetam a criança e o adolescente.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho
Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA
Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento
A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)